Agora você pode adicionar o PapelPop a sua tela inicial Adicione aqui
“Não sei se vou publicar outro livro”, diz John Green
Não está fácil para John Green, gente. O autor publicou um vídeo em seu canal do YouTube na terça-feira, dia 20, desabafando sobre a pressão para escrever o sucessor do grande sucesso “A Culpa é das Estrelas” — o livro foi lançado em janeiro de 2012 e desde então não publicou mais obras.
No vídeo, Green comenta que se dedicou a outros projetos e não sentia mais a vontade de escrever, muito pelo fato de sentir que precisava superar, de alguma forma, “A Culpa é das Estrelas”.
“Estava trabalhando duro em um livro novo sobre adolescentes com identidades roubadas, mas não estava dando certo. Parcialmente, o conceito era falho. Sempre quis escrever um thriller, mas não sou bom em escrever essas coisas. (…) Também comecei a sentir uma pressão intensa, como se as pessoas ficassem olhando por cima dos meus ombros enquanto eu escrevo.”
Depois, ele tentou escrever outra história, que também não foi para frente — ao mesmo tempo, o roteiro da adaptação para os cinemas começou a ser criado.
“Em algum momento nessa época meu trabalho deixou de ser ‘a pessoa que escreve livros’, algo no presente, e se transformou em ‘a pessoa que escreveu aquele livro’, um trabalho no passado. (…) Eu estava grato por mais pessoas estarem lendo ‘A Culpa é das Estrelas’, mas ao mesmo tempo estava com medo porque achei que nunca conseguiria continuar!”
John desabafou mais:
“Escrever costumava ser uma maneira sã e segura de colocar para fora os meus pensamentos obsessivos, mas de repente não era mais assim e eu percebi que poderia parar. (…) Eu sinto falta de escrever, mas do mesmojeito que você sente falta de alguém que já amou. E aí um ano atrás eu voltei a escrever algo só por escrever, pela diversão. E esse se tornou um bom motivo para descrever. Mas mesmo assim, é meio difícil falar sobre isso porque essas histórias costumam ser de superação, [como] ‘Eu falhei, mas superei e fiz mais sucesso do que nunca!’ E não faço a mínima ideia se isso acontecerá comigo. Eu não sei se vou publicar outro livro. E se eu publicar, não sei se as pessoas vão gostar. Sei que provavelmente não vão gostar tanto quanto ‘A Culpa é das Estrelas’. Espero terminar o livro que estou escrevendo, espero que vocês gostem, mas eu não sei. Mas acho que o que mudou foi que estou bem em não saber. Eu costumava ter muita certeza, costumava ter essas crenças sobre livros e escrita e como ser um autor. Agora essas crenças estão abaladas. Isso é desconfortável, mas também produtivo, acho.”