Voltar para o topo

Agora você pode adicionar o PapelPop a sua tela inicial Adicione aqui

livros

Você precisa ler “FIM”, o ótimo livro de estreia da Fernanda Torres

O Papelpop leu o livro de estreia da atriz Fernanda Torres, “FIM”. Nós adoramos!

Fernanda já demonstrava seu talento como escritora ao ser colunista do jornal Folha de S. Paulo e colaboradora da revista Piauí, mas em seu primeiro romance podemos dizer que ela impressiona e ultrapassa qualquer expectativa.

“FIM” conta a história de cinco amigos idosos que vivem no Rio de Janeiro. Em cada capítulo um deles (Álvaro, Sílvio, Ribeiro, Neto e Ciro) narra sua própria vida desde a década de 50 até o presente. Acompanhamos os acontecimentos e como suas histórias se entrelaçaram com o passar dos anos.

Por que ler a obra?

O livro já vale pelo primeiro capítulo, Álvaro. É hilário! De você rir alto, gargalhar. A perspectiva de um idoso ranzinza sobre coisas banais não poderia ser mais engraçada.

O humor e as sacadas continuam presentes durante todo o livro. É difícil não se identificar com os jovens senhores criados pela mente criativa de Fernanda Torres. É impossível também não odiar e amar determinados personagens.

“Depois dos setenta a vida se transforma numa interminável corrida de obstáculos.”

“FIM” fala sobre morte e velhice, mas passa longe de melodramas, e celebra a vida desses homens tão interessantes em suas diferenças e suas parceiras igualmente marcantes. Mostra a realidade cruel, a melancolia inevitável, o impacto a longo prazo de pequenas e grandes escolhas, as dificuldades absurdas dos relacionamentos, a solidão e os problemas da velhice que preferimos ignorar.

A história também é sobre irmandade, família, amor e sexo. Muuuuuito sexo. Tudo isso usando cenários famosos do Rio de Janeiro como pano de fundo. É muito interessante ser lançado nessas décadas desconhecidas, para nós mais jovens, e ver que no fundo seus pais e avós nem foram tão diferentes de você assim.

A escrita de Fernanda Torres é viciante, escrachada e despretensiosa. Vários trechos de “FIM” são socos diretos no estômago e remetem a uma reflexão direta. Ela questiona e incomoda o leitor. Logo, cumpre os deveres de uma boa leitura e diverte. Como diverte!

Parabéns, Fernanda! Esperamos ansiosos pelo próximo título.

Ass. Lorena Machado

* LEIA MAIS POSTS NA SEÇÃO DE LIVROS DO PAPELPOP *

lorena-fim-fernanda-torres

FIM
Fernanda Torres
Ano: 2013
Páginas: 208
Preço: R$ 27,00 (aproximadamente)
Editora: Companhia das Letras

*Este post é uma colaboração de Lorena Machado, literatura-maníaca, social-network-maníaca e amiga do PP

voltando pra home