Quando se fala em charts, a lista Billboard 200 e Billboard Hot 100 são sempre as primeiras a serem lembradas. Esta realidade, entretanto, deve mudar muito em breve porque de acordo com a Variety, uma nova concorrente vem chegando no pário.
Quem aposta suas fichas em um novo sistema de charts é a revista Rolling Stone, que lança na próxima segunda-feira (13) sua própria parada. Com categorias semelhantes às dos charts mais conhecidos, serão criadas listas com o que foi definido pela publicação como “atributos mais seguros e confiáveis”.
O que isso significa? Que o sistema será diferenciado a partir de seu meio de contagem, que trabalhará diariamente ao invés de uma vez por semana – caso da Billboard. Além disso, os streamings terão papel fundamental no destaque entre as disparidades dos projetos.
Outra novidade é o Rolling Stone Artist 500, ranking que reunirá os 500 melhores artistas nas plataformas de streaming; e o Rolling Stone Trending 25, que apontará para artistas em início de carreira.
De acordo com o CEO da Penske Media Corportation, responsável pela revista, a iniciativa de criar algo do tipo surgiu a partir do objetivo de expandir as funções da revista, uma das mais tradicionais do gênero cultural em todo o mundo.
“A Rolling Stone é a marca mais reconhecida dentro do mercado musical. Logo pensamos que deveríamos utilizá-la de outras maneiras, agora para ajudar as pessoas a descobrir melhor a música”.
Mal podemos esperar para ver como isso vai funcionar!