No início desta semana (segunda-feira 15) a Catedral de Notre-Dame sofreu um triste incêndio, destruindo o teto e a armação do patrimônio histórico.
Desta forma, o mundo inteiro se mobilizou com a tragédia e a grande Disney decidiu ajudar a causa. A casa do Mickey Mouse anunciou nesta quarta-feira (17) que irá doar US$ 5 milhões para ajudar na reconstrução do local.
A Disney tem uma forte ligação com a Catedral, uma fez que foi ela que adaptou o romance “Notre-Dame de Paris” de Victor Hugo, com a animação “O Corcunda de Notre-Dame” (1996).
Bob Iger, o CEO da empresa, disse em comunicado:
“Notre-Dame é um sinal de esperança e beleza, que definiu o coração de Paris e da França por séculos, inspirando ou reverenciando a arte, arquitetura e admiração duradoura para história da humanidade. A Companhia Walt Disney apoia nossos amigos e vizinhos da comunidade, oferecendo nossos sinceros sentimentos, assim como a doação de US$ 5 milhões para reconstruir essa obra de arte insubstituível”
A previsão de reconstrução é de até cinco anos, um tempo bem menor do que sua construção, que levou quase 200 anos.
Rodeada pelo rio Sena em Paris, a catedral tem mais de oito séculos e foi palco para eventos históricos como a coroação de Napoleão Bonaparte a imperador de França e sua mulher Josefina de Beauharnais a imperatriz, na presença do Papa Pio VII, em 1804, e a beatificação de Joana d’Arc em 1909.