Em um post emocionado feito no Instagram, Barack Obama relembrou o legado e a importância de Aretha Franklin. A artista, que tinha uma relação de proximidade com o ex-presidente e sua esposa, Michele Obama, faleceu nesta quinta-feira (16).
No texto, Obama diz que Aretha foi a responsável por sublinhar a identidade norte-americana, fazendo com que seu povo se sentisse mais conectado, mais esperançoso e mais humano. Leia:
“A América não tem realeza. Mas nós temos a chance de conquistar algo mais duradouro. Nascida em Memphis e criada em Detroit, Aretha Franklin cresceu cantando músicas gospel na congregação de seu pai. Por mais de seis décadas, cada vez que ela cantava, nós éramos agraciados com um vislumbre do divino. Foi através de suas composições e musicalidade inigualável que Aretha ajudou a definir a experiência americana. Em sua voz, pudemos sentir nossa história, nossa escuridão, nossa luz. Nossa busca pela redenção e nosso respeito conquistado com dificuldade. Ela nos ajudou a nos sentirmos mais conectados um com o outro, mais esperançosos, mais humanos. E algumas vezes ela simplesmente nos ajudou a esquecer de tudo e dançar. Aretha pode ter ido para um lugar melhor, mas a dádiva da sua música permanece para inspirar a todos nós. Que a Rainha do Soul descanse em paz eterna. Michelle e eu enviamos nossas orações e as mais calorosas condolências à sua família e a todos aqueles que se emocionaram com sua música.”
Foram várias as ocasiões em que Obama e Aretha estiveram juntos. Em 2009, a cantora participou da cerimônia de posse de seu primeiro mandato na presidência, considerado um marco na história norte-americana.
Na ocasião, Aretha cantou e celebrou a vitória do compatriota, eleito o primeiro presidente negro da história dos Estados Unidos.
Relembre:
Em 2015 ela repetiu a dose: em uma das últimas vezes em que cantou em solenidades governamentais, Aretha participou da cerimônia de entrega do Kennedy Center Honors, uma espécie de prêmio que reconhece algumas das personalidades norte-americanas mais brilhantes.
Com a voz e o encanto de sempre, ela deixou Obama e Michele bastante emocionados.