Há mais de um mês, Fernanda Montenegro enfrenta uma enxurrada de comentários de ódio no seu Facebook, repletos de termos preconceituosos. “Meu protesto a respeito de qualquer censura à expressão da arte no Brasil”, diz uma publicação feita em 20 de setembro, que deu início ao derramamento de ódio.
Segundo o site da revista Veja, as mensagens chegaram a um nível em que a equipe da atriz acionou o Facebook, através das ferramentas da própria rede social, para tentar barrar os comentários ofensivos, mas o site de Mark Zuckerberg não viu nenhum problema.
“Tomamos as providências conforme o regulamento do site. Mandamos prints das ameaças. A resposta que o Facebook nos deu foi que as pessoas não ultrapassaram nenhuma linha, não cometeram nenhum pecado ao usar palavras de morte. O Facebook nos orientou a bloquear esses usuários, que continuam na rede”, diz a produtora de Fernanda Montenegro, Carmen Mello, à publicação. Por enquanto, a equipe de Fernanda não pretende acionar a Justiça.
A publicação do dia 20 de setembro é a que mais tem mensagens atacando a atriz, porém insultos aparecem em outras postagens recentes. Mesmo assim, Fernanda Montenegro não se intimidou e continua se posicionando a favor das artes na rede social. Nesta semana, ela publicou um vídeo do Teatro Oficina, companhia que tem como diretor José Celso Martinez Corrêa, e que luta contra um projeto de Silvio Santos de construir arranha-céus que colocam em risco a integridade do teatro, que é tombado.