A gente ama Hollywood e (quase) tudo que sai de lá, mas sabemos que o maior polo produtor de cinema mundial tem seus problemas. Um deles é o que em inglês chamam de “whitewashing”, que consiste em colocar atores brancos e ocidentais para interpretarem personagens que, originalmente, são de outra etnia.
Foi o que aconteceu recentemente com a escalação de Scarlett Johansson para viver a asiática Motoko Kusanagi em “Ghost in the Shell”, de Emma Stone para fazer a também asiática Ng em “Sob o Mesmo Céu” e muitos outros casos.
Incomodada com essa prática nada legal, a atriz Michele Selene Ang, a Courtney de “13 Reasons Why”, postou uma foto em seu Instagram em protesto contra o “whitewashing”.
Na imagem, Ang veste uma camiseta escrito “Scarlett & Emma & Tilda & Matt”. Os nomes fazem referência aos casos que explicamos ali em cima e a escolha de Tilda Swinton para fazer o Ancião em “Doutor Estranho” e Matt Damon para “A Grande Muralha”.
Não demorou muito para que o discreto protesto de Michele recebesse apoio de muita gente no Twitter. Inclusive, a galera ficou muito a fim de comprar a camiseta!
“Tá todo mundo perguntando sobre a minha camiseta do whitewashing”, comentou a atriz, indicando onde a galera pode comprar a bruisinha.
Muito legal o protesto, né? Uma Hollywood cada vez mais diversa faria bem a todo mundo!