A diferença entre os salários dos homens e mulheres em Hollywood vem sendo bastante comentada atualmente, e a última atriz a falar sobre isso é Natalie Portman.
Em entrevista à revista Marie Claire britânica, a atriz revelou que Ashton Kutcher, seu colega no filme “Sexo Sem Compromisso”, recebeu salário três vezes maior do que o dela! Eita!
Natalie contou:
“Ashton Kutcher ganhou três vezes mais do que eu em ‘Sexo Sem Compromisso’. Eu sabia disso e deixei rolar porque há essa coisa com ‘cotas’ em Hollywood. A cota dele era três vezes maior do que a minha, então disseram que ele deveria receber três vezes mais. Eu não estava tão brava quanto deveria ter ficado. Digo, nós somos muito bem pagos, por isso é difícil reclamar, mas a disparidade é uma loucura.”
Essa cota mencionada por Natalie é, segundo o The Guardian, uma maneira de estimar valor em Hollywood. Ou seja, Ashton Kutcher (na época, pelo menos) era mais cotado — tinha mais valor, e custava mais — do que Natalie.
Natalie entrou nessa questão ao falar do seu próximo filme, “On The Basis of Sex”, no qual interpreta Ruth Bader Ginsberg, a primeira mulher judia (e apenas a segunda mulher) a ser nomeada juíza na Suprema Corte dos Estados Unidos. Então para honrar a história dos direitos das mulheres, Natalie insistiu que o filme fosse dirigido por uma mulher.
Ela completou:
“Em comparação com os homens, na maioria das profissões, as mulheres ganham 80 centavos por dólar. Em Hollywood, estamos fazendo 30 centavos por dólar. Não acho que mulheres e homens são menos ou mais capazes. Só temos um problema óbvio em relação às mulheres não terem oportunidades. Temos que fazer parte da solução, e não perpetuar o problema.”
O que vocês acham?