Mesmo filmada em preto e branco, São Paulo perde um pouco de seu cinza e fica mais tropical no clipe de “Varanda Suspensa”, da Céu, lançado nesta sexta-feira (02). A cantora aparece dançando pelas ruas da cidade durante o dia, passando inclusive pelo Largo do Arouche – importante reduto LGBT da cidade.
*Grammy Latino: Elza Soares, Scalene, Paula Fernandes e mais brasileiros vencem
*Vanessa da Mata, Gaby Amarantos e Céu trazem muito samba ao encerramento das Paralimpíadas
A letra da canção cria um imaginário tropical, que é contrastado com a dureza típica da capital paulista. “Tive que exercitar meu lado cênico, que não posso dizer que é meu forte [risos]” disse Céu à Rolling Stone brasileira. Ela revelou ter ficado envergonhada em certos momentos das gravações. “É um delírio ter essa tropicalidade introjetada e ter que conviver com uma realidade diária bastante dura.”
O vídeo intercala imagens de Céu esmagando frutas com as mãos, uma referência indireta à artista plástica Stephanie Sarley, conhecida por suas obras que simulam órgãos sexuais em frutas. “A equipe era formada por pessoas amigas. Estávamos nos divertindo e achamos que era um bonito signo”, explicou.
Indira Dominici dirigiu e produziu o vídeo, gravado inteiramente em Super 8 – trazendo a nostalgia característica do formato. A granulação da imagem dá sequência ao conceito apresentado em “Perfume do Invísivel”, que traz uma estética glitch.
A música faz parte de “Tropix”, vencedor do Grammy Latino de Melhor Álbum Pop Contemporâneo Brasileiro neste ano. O disco foi aclamado pela imprensa brasileira e internacional – e vale muito à pena ouvir!