Categorias: cinema

Bertolucci dá declaração sobre cena de estupro em “Último Tango em Paris”

Com a repercussão da notícia sobre a atriz Maria Schneider não ter sido informada sobre como a cena de estupro no filme “Último Tango em Paris” aconteceria exatamente, o diretor Bernardo Bertolucci resolveu enviar uma declaração à imprensa nesta segunda-feira (5) sobre o caso.

* Todos estão chocados com a declaração de Bertolucci sobre a cena do estupro em “Último Tango em Paris”

Segundo a Variety, Bertolucci disse em nota:

“Gostaria de esclarecer, pela última vez, esse mal-entendido ridículo que continua a gerar notícias sobre ‘Último Tango em Paris’ ao redor do mundo. Muitos anos atrás na Cinemateca Francesa alguém me pediu detalhes sobre a famosa cena da manteiga. Eu especifiquei, mas talvez não tenha sido tão claro, que decidi com Marlon Brando não informar Maria que nós teríamos usado manteiga. Queríamos a reação espontânea dela quanto ao uso impróprio [da manteiga]. É aí que está o mal-entendido. Alguém pensou, e pensa, que Maria não foi informada sobre o ato violento nela. Isso é falso! Maria sabia tudo porque havia lido o roteiro, onde tudo isso estava descrito. A única novidade foi a ideia da manteiga. Fiquei sabendo muitos anos depois que foi isso que ofendeu Maria. Não a violência a qual ela é submetida na cena, que estava escrita no roteiro.”

Se você não está sabendo do que está acontecendo, vem entender: Surgiu no dia 23 de novembro deste ano um vídeo do diretor italiano afirmando em 2013 que durante as gravações do filme “Último Tango em Paris” a atriz Maria Schneider, então com 19 anos, não sabia como a cena em que sua personagem é estuprada por Marlon Brando (48) aconteceria.

Essa cena é muito polêmica até hoje, 44 anos após o lançamento do filme, e agora se tornou mais ainda. É porque Bertolucci confessou que planejou gravar a cena com Marlon Brando – e escondendo deliberadamente uma parte dela de Maria. O que tanto se fala é da sequência em que o personagem de Brando usa manteiga como lubrificante para violentar a personagem da atriz.

A sequência da manteiga é uma ideia que eu tive com Marlon [Brando] na manhã antes de gravarmos a cena, mas eu fui horrível com Maria porque não contei a ela o que estava acontecendo. Porque eu queria sua reação como uma garota, não como atriz. Eu queria que ela reagisse como se sentisse humilhada, e acho que ela me odiou e também odiou Marlon porque não contamos a ela sobre o detalhe da manteiga usada como lubrificante”, disse Bertolucci na entrevista.

A própria Maria revelou isso numa entrevista ao Daily Mail em 2007, dizendo que a cena não foi real, mas mesmo assim se sentiu estuprada.

“Essa cena não estava no roteiro original. A verdade é que foi Marlon quem teve a ideia. Eles só me contaram antes de gravarmos a cena, e eu fiquei muito brava. (…) Marlon disse para mim: ‘Maria, não se preocupe, é só um filme’, mas durante a cena, mesmo que o que Marlon estivesse fazendo não fosse real, eu estava chorando de verdade. Me senti humilhada e honestamente, me senti um pouco estuprada, tanto por Marlon quanto por Bertolucci.”

Maria acabou se viciando em drogas e até tentando se matar devido à fama. Ela se recuperou, mas em fevereiro de 2011 morreu de câncer aos 58 anos.

Posts Relacionados