Voltar para o topo

Agora você pode adicionar o PapelPop a sua tela inicial Adicione aqui

música

Músico e escritor Leonard Cohen morre aos 82 anos

Não está fácil, gente. Na música, 2016 já nos tirou lendas como David Bowie, Prince e agora foi a vez de Leonard Cohen. O cantor, compositor e escritor canadense morreu aos 82 anos, anunciou na quinta-feira (10) à noite sua página oficial no Facebook. Ainda não se sabe a causa exata da morte.

Segundo o Washington Post, Cohen faleceu no dia 7, segunda-feira.

“É com profunda tristeza que noticiamos que o lendário poeta, compositor e artista Leonard Cohen se foi. Nós perdemos um dos visionários mais prolíficos e reverenciados da música. Um memorial será realizado em Los Angeles em uma data próxima. A família pede privacidade durante seu momento de dor.”

O nome talvez não seja familiar para alguns, mas e se falarmos da música “Hallelujah”? É quase certeza de que todo mundo já ouviu:

“Hallelujah” é uma das músicas mais regravadas da história — Jeff Buckley tem uma versão famosíssima (muita gente acha que a canção é dele); Rufus Wainwright, John Cale, k.d. lang, Willie Nelson, Brandi Carlile, Bono e muuuuuitos outros artistas fizeram covers da faixa.

“Suzanne”, “Hey, There’s No Way to Say Goodbye” — regravada por Renato Russo —, “Everybody Knows”, “Famous Blue Raincoat”, “Bird on a Wire” e “So Long, Marianne” são outras músicas conhecidas de Cohen. Esta última foi inspirada em sua ex-esposa, Marianne Ihlen, que foi diagnosticada com leucemia este ano e morreu em julho.

Quando ficou sabendo da doença, o músico escreveu uma carta de despedida a ela na qual dizia que também estava perto de partir. “Bem, Marianne, chegamos a esta época em que somos tão velhos que nossos corpos caem aos pedaços; acho que a seguirei muito em breve. Saiba que estou tão perto de você que, se estender sua mão, acredito que poderá tocar a minha”, escreveu.

Outros prelúdios de sua morte se deram num perfil (muito bom, aliás) feito pela The New Yorker — nele, Cohen contou que estava “pronto para morrer” e esperava que não fosse desconfortável; e na faixa-título do seu álbum mais recente, “You Want it Darker”, lançado em outubro. Parte da letra em hebraico e inglês: “Eis me aqui / estou pronto, Senhor“.

Nascido em 21 de setembro de 1934, a carreira musical de Leonard Cohen foi começar em 1967 com o CD “Songs of Leonard Cohen” — antes disso ele já era um reconhecido poeta, tendo lançado quatro obras. No total são 14 álbunsd e estúdio, 13 volumes de poesia e dois romances.

À Rolling Stone, seu filho Adam declarou: “Meu pai morreu em paz em sua casa em Los Angeles, sabendo que havia feito o que para ele era um de seus melhores álbuns. Ele estava escrevendo até seus últimos momentos com seu senso de humor único“.

voltando pra home