James Gunn, diretor de “Guardiões da Galáxia Vol. 2”, postou na terça-feira (11) um texto em sua página do Facebook lamentando o estereótipo de papeis femininos no cinema e prometendo tramas melhores e mais interessantes para as mulheres do segundo filme da Marvel.
* Vin Diesel confirma que os “Guardiões da Galáxia” estarão em “Vingadores: Guerra Infinita”
* Marvel já estuda fazer um “Guardiões da Galáxia 3”
Aí sim!
James foi bem direto:
“(…) Estou cansado de histórias onde há um monte de personagens masculinos concretos e realizados e uma personagem feminina cuja característica principal é simplesmente ser ‘a menina’ ou o objeto sem personalidade das afeições de algum homem. Eu não estou farto disso porque sou politicamente correto – os que me conhecem sabem que eu estou longe disso -, mas sim porque é chato, e é uma merda. Da mesma forma, eu não acho que só tornar personagens femininas ‘fortes’ “é uma forma de corrigir isso – você a vê o tempo todo nos dias de hoje: a guerreira perfeita, o que é uma reação às histórias do passado, mas que é igualmente chata e unidimensional.”
No fim, o diretor prometeu que “Guardiões da Galáxia Vol. 2” vai passar no teste de Bechdel – esse teste mede a participação feminina nas histórias e avalia três critérios: é preciso que o filme tenha no mínimo duas mulheres, com nomes; essas mulheres têm de conversar uma com a outras; e, por último, a conversa deve ser sobre algo que não seja um homem.
“Mal posso esperar para todos vocês assistirem ‘Guardiões da Galáxia 2’, com Gamora, Nebula e Mantis em ação, no qual não só passamos no teste de Bechdel mas também arrasamos ele, e [é um filme] no qual as histórias delas e histórias dos homens não prejudicam umas as outras, e sim estão entrelaçadas de uma maneira que fortaleça e aperfeiçoe todos [os personagens].”
Promessa é dívida, tá, James? Estamos curiosos! O segundo filme está marcado para estrear no dia 27 de abril de 2017.