Agora você pode adicionar o PapelPop a sua tela inicial Adicione aqui
Contos de Beren e Lúthien, de J.R.R. Tolkien, serão compilados e publicados em 2017
De acordo com o The Guardian e a Entertainment Weekly, a editora HarperCollins vai publicar em 4 de maio de 2017 uma compilação de textos sobre Beren e Lúthien, personagens importantes da mitologia de J.R.R. Tolkien, autor de “Senhor dos Anéis”.
* Mapa raro de “O Senhor dos Anéis” com anotações de Tolkien é encontrado no meio de livro
A história do mortal Beren e da elfa (imortal) Lúthien foi escrita várias vezes pelo autor ao longo dos anos e em diferentes versões. A primeira apareceu em 1917 no livro “The Book of Lost Tales”, chamada “O Conto de Tinúviel”; depois, virou o poema épico incompleto “Balada de Leithian”, publicado após a morte de Tolkien no livro “The Lays of Beleriand”, terceiro volume de “The History of Middle-Earth”.
Também há uma passagem em “A Sociedade do Anel” em que o personagem Aragorn fala sobre o casal; outra versão, a mais recente, está num capítulo do livro “O Silmarillion”. Todas essas versões estarão no livro intitulado “Beren e Lúthien”, editado pelo filho de Tolkien, Christopher (todos os lançamentos póstumos são editados por ele) e com ilustrações de Alan Lee.
Basicamente a trama é a seguinte: Beren e Lúthien se apaixonam, mas o pai da elfa, o rei Thingol, não acha que o homem é digno de sua filha. Por isso, ele dá a Beren uma tarefa impossível de ser feita – se ele conseguir, pode se casar com Lúthien. O objetivo não é completado, mas sabendo das provações do casal, Thingol concorda com o casamento.
Só que Beren acaba morrendo; Lúthien, de luto, também morre. Os dois voltam à vida com a ajuda de Mandos, responsável pelo julgamento dos espíritos dos elfos, e ele concede mortalidade à elfa – os dois passam a enfim viver juntos e eventualmente morrem de forma natural.
Lindo! Além disso, o casal é bastante importante para Tolkien num nível pessoal – na lápide conjunta dos dois há a inscrição “Beren”, e no de sua esposa, Edith, “Lúthien”; a mulher foi a inspiração para o conto. <3
Diz a HarperCollins em nota:
“Essa história foi se transformando na medida em que se desenvolveram novas associações com a trama maior. Para mostrar um pouco do processo no qual essa lenda da Terra-Média evoluiu ao longo dos anos, Christopher Tolkien contou a história nas palavras do próprio pai usando, primeiramente, sua forma original, e depois passagens em prosa e verso de textos posteriores que ilustram a narrativa enquanto ela mudava.”
Que incrível!