George Takei é um ativista dos direitos LGBT desde que assumiu ser gay em 2005. E justamente por causa da vida pessoal do ator, que foi o intérprete original de Hikaru Sulu na série de TV de “Star Trek”, o roteirista de “Star Trek: Sem Fronteiras”, Simon Pegg, decidiu anunciar que o personagem é homossexual no novo filme. Porém, o veterano desaprovou esta ideia, que foi apoiada por toda a equipe do longa.
Em uma entrevista ao The Hollywood Reporter, George Takei contou que chegou a pedir a Pegg e sua equipe que repensassem a decisão, temendo que a transformação repentina de Sulu enviasse uma mensagem dúbia sobre as pessoas poderem mudar de orientação sexual de repente.
“Estou muito feliz que haja um personagem gay em ‘Star Trek’. Mas, infelizmente, essa é uma distorção do que foi feito pelo criador da série, Gene Roddenberry. Eu acho que é realmente lamentável”, declarou.
O ator explicou que expressou a sua preocupação logo depois de saber do plano do roteiro do novo filme. Takei então teria sugerido aos cineastas a ideia de criar um novo personagem para representar os gays, ao invés de mostrar que Sulu é homossexual e tem uma filha. Para Takei, seria estranho Sulu, que foi hétero durante todo esse tempo, de repente, se revelar enrustido.
Após as declarações de Takei, Simon Pegg enviou um comunicado ao jornal The Guardian, rebatendo os comentários do ator, e explica porque discorda da opinião dele.
“Poderíamos ter introduzido um novo personagem gay, mas ele, ou ela teria, sido definido por sua sexualidade, visto como o ‘personagem gay’, em vez de simplesmente pelo que são. Nós gostamos da ideia de ser alguém que já conhecíamos, que o público tem uma opinião pré-existente como um ser humano, sem qualquer preconceito. Sua orientação sexual é apenas um dos muitos aspectos da sua personalidade, e não o que o define. Além disso, o público iria inferir que houve uma presença LGBT no universo de ‘Star Trek’ desde o início, que um herói gay não é algo novo ou estranho”, retrucou o roteirista.
Quem também entrou na polêmica foi Zachary Quinto, que interpreta o personagem Spock nos filmes e é gay orgulhoso e assumido. Em entrevista a Pedestrian TV, o ator disse que ficou muito desapontado com os comentários do veterano.
“Como um membro da comunidade LGBT, estou desapontado com o fato de que George está desapontado. Eu entendo que ele tem sua própria relação pessoal com este personagem, mas, desde o primeiro filme de ‘Star Trek’, em 2009, criamos um universo alternativo. A minha esperança é que, eventualmente, George perceba a resposta extremamente positiva, especialmente dos jovens que estão animados e inspirados com esta representação de bom gosto de algo que eu acho que está ganhando aceitação e inclusão em todo o mundo, como deveria ser”, opinou Quinto.
“Star Trek: Sem Fronteiras” estreia aqui no Brasil no dia 1º de setembro.