Notícia triste para os fãs de cinema: morreu ontem à tarde aos 81 anos, nos Estados Unidos, o cineasta americano Garry Marshall. Ele foi responsável pelo filme que lançou a carreira da atriz Julia Roberts, “Uma Linda Mulher“. Quem acompanhava o trabalho dele se lembra que Garry também dirigiu “O Diário da Princesa” e “O Diário da Princesa 2: Casamento Real“, com Anne Hathaway.
A causa da morte, segundo os representantes de Garry em comunicado à EW, se deu por complicações de pneumonia.
Marshall trabalhava como diretor de cinema e de televisão – ele criou as séries “Happy Days”, “The Odd Couple” e “Laverne & Shirley” -, e nos últimos anos se dedicou às comédias românticas. Além de “Uma Linda Mulher”, ele colaborou com Julia Roberts em mais 3 filmes: “Noiva Em Fuga”, “Idas e Vindas do Amor” e “O Maior Amor do Mundo” – o terceiro é seu último projeto, deste ano.
Ele estava colaborando com o musical de “Uma Linda Mulher” e em entrevistas recentes, disse que planejava “O Diário de Princesa 3“, com o apoio do elenco principal.
Anne Hathaway postou uma breve mensagem no Instagram:
“O paraíso ficou mais engraçado. Eu te amo, Garry. Obrigada por tudo.”
Richard Gere, de “Uma Linda Mulher”, também falou sobre Marshall para o The Hollywood Reporter:
“Garry era uma dessas pessoas importantes que nos sentíamos abençoados em conhecer. Além de ser o pulso e a força de ‘Uma Linda Mulher’, (…) ele era um homem, marido e pai decente que trazia alegria e amor e boas vibrações a tudo e a todos. Todos amavam Garry. Ele era um mentor e um torcedor e um dos homens mais engraçados de todos. Ele tinha um coração de ouro e uma alma travessa. Ele era o Garry.”
Julie Andrews lamentou a morte do diretor, em declaração ao Entertainment Tonight.
“Estou devastada em saber da morte de Garry. Ele era um amigo querido e colega, muito generoso. Meus sentimentos à [esposa] Barbara e à família inteira. Sentiremos sua falta.”
Hector Elizondo, colega de Julie em “O Diário da Princesa”, também falou sobre Garry ao ET.
“Ele era um homem bom, elegante e fiel. Ele aumentava o clima onde quer que estivesse. Ele foi o mentor de muitas pessoas; adorava perceber os personagens nas pessoas. Ele costumava dizer: ‘Todo mundo tem talento, Hector! Todo mundo tem talento, mas é o personagem que faz a diferença’.”
Goldie Hawn, mãe de Kate Hudson, agradeceu o impacto que Garry teve em sua família em um post no Instagram (ambas trabalharam com o diretor):
“Nosso amado Garry Marshall faleceu hoje. Nossa família vai sentir muita falta dele. Seu humor, sua humanidade, e seu amor. Obrigada por ‘Overboard’ [filme]. Obrigada por ser um ser humano tão especial. Descanse em paz, meu querido.”
Mandy Moore foi outra que trabalhou com Garry, também em “O Diário da Princesa”, e lamentou sua morte:
“Que joia de homem. Ele era a pessoa mais amável, mais paciente, mais humana e muito, muito engraçado. Ele também fez o favor da minha vida e me deu o meu primeiro trabalho (aos 16 anos) em ‘O Diário da Princesa’. Obrigada por todas as risadas e lágrimas e por me fazer completa, Garry. Mando amor para sua família. (ps: não consegui achar uma foto, então aqui está uma do set do filme com Julie e Anne.”
Sarah Paulson e Juliette Lewis, do filme “Simples Como Amar”, agradeceram Garry.
“Garry Marshall, estou em dívida com você para sempre. Obrigada por me dar uma chance. Descanse agora nas asas dos Anjos.”
“#RipGarryMarshall. Eu aproveitei muito a época em que fizemos ‘Simples Como Amar’. É uma das experiências mais satisfatórias, felizes e profundas da minha carreira. Ele tornou sets de filmagens em lugares de magia e amor, assim como suas relações com as pessoas. Que honra tê-lo conhecido.”
No vídeo, Juliette diz que Garry era um homem muito generoso e incrível de se trabalhar.
A People compilou várias outras reações de artistas à morte de Garry Marshall.