Ontem à noite rolou o Tony Awards, a grande premiação do teatro, o Oscar da Broadway. Apresentado pelo James Corden, em Nova Iorque, o evento se destacou por dois momentos: a vitória dos atores negros e o luto ao maior atentado LGBT dos EUA.
Pela primeira vez, todos as quatro categorias de interpretação da premiação foram dadas para artistas negros. Três da peça “Hamilton” e uma de “A Cor Púrpura”.
“Hamilton”, o musical sobre Alexander Hamilton sobre a fundação da democracia americana ao som de hip hop e com um elenco composto por minorias étnicas, foi o grande vencedor da noite, faturando 11 prêmios. Dentre eles, estão “Melhor Musical”, “Melhor ator em musical” para Leslie Odom Jr, “Melhor ator coadjuvante em musical” para Daveed Diggs e “Melhor atriz coadjuvante em musical” para Renée Elise Goldsberry.
Cynthia Erivo, protagonista de “A Cor Púrpura”, levou o Tony de “Melhor Atriz em Musical”, nos dando então uma bela noite premiando atores negros em grandes papéis.
Corden abriu a premiação com um ótimo “mashup” convidando indicados de vários musicais da Broadway que estavam concorrendo:
Outros trabalhos premiados foram “The Humans”, “Panorama visto da ponte” e “Long day’s journey into night”, que rendeu o prêmio de Melhor atriz em peça para Jessica Lange.
Um momento divertido da noite foi quando James Corden pediu para voluntários irem ao palco cantar uma música famosa de musicais. O que aconteceu? Sean Hayes e Jake Gyllenhaal cantando “A Whole New World”, de Alladin.
Vítimas do massacre homofóbico em Orlando foram homenageadas…
A premiação também não pode deixar de demonstrar seu luto pelas vítimas do tiroteio em Orlando, que matou cinquenta na boate LGBT Pulse. James Corden, Barbra Streisand e ganhadores prestaram
homenagens no palco.
James Corden abriu a premiação relembrando como o teatro é, e sempre será, um espaço de livre expressão de amor independente de gênero:
Em nome de toda a comunidade teatro e de cada pessoa nesta sala, nossos corações estão com todos aqueles afetados por esta atrocidade. Tudo o que podemos dizer é que vocês não estão sozinhos agora. Sua tragédia é nossa tragédia. O teatro é um lugar onde todas as raças, crenças, sexualidade e gênero são iguais, abraçadas e amadas. O ódio nunca vai ganhar. Juntos nós temos que provar isso. O show de hoje será como um símbolo e uma celebração desse princípio.
No momento de apresentar o grande prêmio da noite, Barbra Streisand deixou algumas palavras antes de dar o Tony de Melhor Musical à “Hamilton”:
Hoje a nossa alegria é tingida com tristeza. Mas estamos aqui para celebrar Broadway e a beleza que a arte pode trazer a este mundo.
O lindo discurso de Lin-Manuel Miranda
Lin-Manuel Miranda, escritor e compositor de “Hamilton”, também fez um belo discurso ao agradecer pelos prêmios. Pareceu mais um discurso de amor à esposa dele, mas as palavras também serviram ao massacre:
Atos de tragédia sem sentido nos lembram que nada aqui é prometido. Em nenhum dia. Essa peça é uma prova de que a história é lembrada. Já vivemos em épocas em que ódio e medo pareciam ser mais fortes. Nós levantamos, caímos e ressurgimos das cinzas, provas de que a esperança e o amor são mais duradouros. Amor é a mor e não pode ser morto ou deixado de lado.
O veterano Frank Langella, que levou o “Melhor ator em peça” por “The Father”, também dedicou seu discurso de ganhador aos mortos no tiroteio:
Há tantos nomes que escrevi hoje para agradecer, mas espero que eles me perdoem se eu trouxer uma dose de realidade: O que aconteceu hoje em Orlando. Encontrei algumas palavras que eu acho que vai significar mais a vocês do que vários nomes. Quando algo ruim acontece, temos três opções: Nós deixamos isso nos definir, deixamos destruir-nos ou vamos deixá-lo nos fortalecer. Hoje, em Orlando, tivemos uma dose hedionda da realidade. Eu peço à Orlando para ser forte porque eu estou de pé numa sala com os mais generosos seres humanos na Terra, e nós estaremos com vocês a cada passo do caminho.
O Tony Awards 2016 aconteceu no New York Beacon Theatre. Confira a lista completa de ganhadores:
Melhor peça
“The humans”
Melhor musical
“Hamilton”
Melhor remontagem de peça
“Panorama visto da ponte”
Melhor remontagem de musical
“A cor púrpura”
Melhor diretor em peça
Ivo Van Hove – “Um panamora visto da ponte”
Melhor diretor de musical
Thomas Kail – “Hamilton
”
Melhor libreto em musical
“
Hamilton” – Lin-Manuel Miranda
Melhor trilha original
“Hamilton” – Lin-Manuel Miranda
Melhor ator em peça
Frank Langella – “The father”
Melhor atriz em peça
Jessica Lange – “Long day’s journey into night”
Melhor ator em musical
Leslie Odom Jr. – “Hamilton”
Melhor atriz em musical
Cynthia Erivo – “A cor púrpura”
Melhor ator coadjuvante em peça
Reed Birney – “The humans”
Melhor atriz coadjuvante em peça
Jayne Houdyshell – “The humans
”
Melhor ator coadjuvante em musical
Daveed Diggs – “Hamilton”
Melhor atriz coadjuvante em musical
Renée Elise Goldsberry – “Hamilton
”
Melhor cenário em peça
David Zinn – “The humans”
Melhor cenário em musical
David Rockwell – “She loves me”
Melhor figurino em peça
Clint Ramos – “Eclipsed
”
Melhor figurino em musical
Paul Tazewell – “Hamilton”
Melhor iluminação em peça
Natasha Katz – “Long day’s journey into night”
Melhor iluminação em musical
Howell Binkley – “Hamilton”
Melhor coreografia
Andy Blankenbuehler – “Hamilton”
Melhor arranjo
Alex Lacamoire – “Hamilton”