Agora você pode adicionar o PapelPop a sua tela inicial Adicione aqui
Ainda bem que Jout Jout perdeu o medo de críticas e publicou esse livro maravilhoso
Não importa se você tem 15, 25 ou 45 anos. Você precisa ler o “Tá todo mundo mal”, livro de estreia da Julia Tolezano, a youtuber Jout Jout. No primeiro trabalho, Jout presenteia o público com o “livro das crises”, trazendo crônicas sobre as mais variadas neuras humanas. O nome “Tá todo mundo mal”, por exemplo, foi tirado de um dos geniais vídeos que ela produz semanalmente para o seu canal no Youtube.
A crise da puberdade injusta, da aversão à estética, da ausência de talentos, do medo de críticas, de ser amada/odiada demais, são alguns dos temas que ela desnuda com uma franqueza imensa.
Eu te desafio a não se identificar com trechos, parágrafos e crônicas inteiras. Ou o que aconteceu comigo: já ter escrito exatamente a mesma frase em nossos respectivos diários.
Sabe aqueles pensamentos que você dificilmente compartilha com alguém por achar que são totalmente malucos? A Jout é aquela amiga que te mostra que eles não aconteceram e acontecem só com você. Que eles são mais normais e frequentes do que você imagina, mesmo que as pessoas não estejam dispostas a falar deles.
Se você é adolescente, então, esse livro vai cair como uma luva neste momento da vida. Vai te mostrar que crises fazem parte do nosso processo de crescimento e que tê-las fazem de você apenas humana.
Se você é adulto, prepare-se para sentir nostalgia, revisitar sentimentos há muito esquecidos e por que não, sofrer um pouquinho, mas aquela dorzinha por lembrar o quanto você se sentia incompreendido e sozinho. Mas a vantagem da maturidade é perceber que até mesmo as piores crises passam. O livro também vai te ajudar a olhar com menos julgamentos para o adolescente que você foi e abraçar de vez quem você é hoje.
Não é exagero dizer que, já em seu primeiro livro, Jout encontra sua voz como autora.
Jout Jout consegue entregar suas histórias de uma maneira ainda mais íntima e honesta. A delicadeza e o humor para tratar de temas difíceis também estão lá. A ironia, a sagacidade, a transparência e o deboche também.
Se prepare também para dar muitas e muitas risadas com a crise constante que era ter um Tamagotchi, a crise dos puns quentinhos, a crise de quando sobra uma quantidade irritante de comida no prato e outras…
Caião, o namorado de Jout Jout que todos conhecem do canal, não fica de fora. Ele abre o livro com um prefácio superfofo e faz parte de várias crônicas. Além disso, a autora também conta como foi o início do canal e curiosidades dos bastidores.
Julia é uma jovem consciente que sabe o que fala e claramente não tem medo de se expor. Num capítulo sobre o medo das críticas, por exemplo, ela conta que teve que superar o medo para publicar o livro e agora precisa superar o medo de imaginar várias pessoas lendo.
Ainda bem que ela decidiu escrever. Sorte a nossa! O texto de Julia é envolvente e inteligente. Suas crônicas são escritas com maestria e são deliciosas. Você vai ler e querer que todos seus amigos leiam. Desfrute sem moderação. Vamos nos amar. <3
*Este post é uma colaboração de Lorena Machado, literatura-maníaca, social-network-maníaca e amiga do Papelpop. :)