Pronto. Estava demorando para o mundo do entretenimento começar a tretar em cima disso. Um dos grandes momentos da premiação Billboard Music Awards, exibida pela TNT no domingo à noite, foi o tributo que Madonna fez para Prince, ao lado de Stevie Wonder.
Foi bonito, respeitoso, delicado, mas muita gente veio criticar. Uma das maiores alfinetadas, por exemplo, foi feita pelo BET, canal de TV de entretenimento para negros.
A emissora, que tem sua própria premiação destinada para artistas da música negra, aproveitou o fim do Billboard Music Awards para rodar um anúncio com o rosto de Prince com os dizeres: “Sim, a gente viu aquilo. Não se preocupe. A gente dá um jeito”.
Não demorou muito para que a provocação do BET, que também fará um tributo ao Prince, incentivasse muitas pessoas a criticar Madonna, dizendo que ela não era a artista ideal para a performance. Uns a julgavam por ser branca, outros por ser velha e uns por não ser talentosa musicalmente o suficiente.
“Qualquer um que quiser fazer um tributo ao Prince é bem-vindo. Não importa a idade, o gênero ou a cor. Se você o amava e ele inspirava você, apareça!!!! Eu amo Prince para sempre”, escreveu Madonna no Instagram em sua defesa.
Uma bela resposta, né? Obviamente o canal BET estava incorporando Prince ao provocar a Madonna e o Billboard Awards dizendo que poderia fazer melhor. Era algo que o artista fazia com frequência. Tanto que provocou Michael Jackson e Madonna sem parar durante toda a vida.
Deve ter sido por isso que alguns fãs aproveitaram para malhar a rainha do pop, que por muitos anos esteve brigada e trocando farpas com Prince.
O que rolou entre Prince e Madonna?
Prince e Madonna chegaram a namorar em 1985. Em seguida, os dois compuseram “Love Song”, que está no álbum “Like a Prayer” da cantora pop.
Mas algo não deu certo entre os dois e eles começaram a brigar. Ficaram trocando farpas por anos. Alguns falavam que era por causa do contrato com a gravadora Warner, que os dois tinham na época.
Prince chegou a dizer que Madonna tinha maiores privilégios financeiros e que isso era injusto porque que ele vendia mais álbuns e não parava de vender ingresso de shows. Dizem que foi justamente por essa injustiça que ele saiu da Warner.
Mas toda a briga chegou ao fim em 2011, quando Madonna decidiu ir num dos shows dele.
Outra coisa legal aconteceu recentemente, antes da morte repentina de Prince em abril. Quando Madonna passou com sua turnê “Rebel Heart” por Minnesota, ela deu uma passadinha no Paisley Park, casa de Prince, para uma jam session que o artista fez com a banda 3rdeyegirl.
Prince fez uma apresentação especial para Madonna naquele dia. Não existe registro disso porque ele não deixava registrar nada, mas dizem que Madonna chegou a subir ao palco com ele. E depois ficou na plateia vendo o cara arrasar durante o show inteiro.
O que o BET deve fazer em seu tributo ao Prince?
Eles provavelmente devem chamar os artistas da música negra que marcaram a carreira do cantor e que fazem um som mais parecido com o dele.
Provavelmente devem estar tentando chamar uma Beyoncé, que já cantou com Prince no Grammy numa performance maravilhosa (ainda não viu? vem se arrepiar aqui).
Devem também estar tentando convocar Chaka Khan, Sheila E, Alicia Keys, D’Angelo, George Clinton ou até mesmo Stevie Wonder, que dividiu palco com Madonna no Billboard Music Awards.
O que a gente acha? Que toda e qualquer homenagem para Prince está valendo, como Madonna disse.
Não foram só artistas negros que cantaram as músicas de Prince. É só olhar para Sinead O’Connor com “Nothing Compares 2 U” ou para Cyndi Lauper com “When You Were Mine” ou para Stevie Nicks com “Stand Back”, três músicas compostas por ele que fizeram sucesso na voz de artistas brancas.
Madonna fez certo ao escolher uma dessas músicas ontem no Billboard Music Awards, fez certo ao trazer Stevie para cantar com ela e também por pedir para Questlove do The Roots falar sobre Prince antes da performance. Prince é mesmo para todo mundo. Na nossa opinião, foi só amor!