Categorias: sxsw 2016

Michelle Obama dá recado para as garotas no SXSW: “encontre sua paixão e a transforme em ação”

O Papelpop continua daqui, direto de Austin, nos EUA, acompanhando tudo o que acontece de mais legal e pop e legal e inusitado no SXSW 2016. Ontem, por exemplo, o festival mais cool de música, cinema e inovação recebeu um painel mediado pela cantora e atriz Queen Latifah com as participações da Primeira Dama dos Estados Unidos, Michelle Obama, da cantora Missy Elliott, da atriz Sophia Bush e da compositora Diane Warren.

O bate papo aconteceu logo após o anúncio do lançamento da música “This is for my Girls”, composta por Diane Warren e cantada por um monte de mulher poderosa. Enfim, você já sabe disso porque leu aqui no site.

Mas a gente veio aqui pra falar da Obama poderosíssima no SXSW. Segundo a Primeira Dama dos EUA, 62 milhões de garotas do mundo todo não têm acesso a educação justa.

“Por esse motivo, estamos promovendo esta campanha e pedindo para as pessoas usarem a hashtag #62milliongirls. Garotas, se eduquem seriamente e comam vegetais”, completou sorrindo.

O painel foi um show de “girl power”, com as cinco mulheres incentivando outras a “demonstrarem amor a si mesmas” e “serem gentis todos os dias” e lembretes de que “tudo que nós cinco conquistamos teve muito trabalho por trás.”

Diane Warren contou que “me diziam que as músicas que eu escrevia não eram boas o suficiente. Eu nunca dei ouvidos ao que falavam.” Ao ser questionada por um rapaz da platéia sobre como os homens podem ajudar as mulheres em sua causa, Sophia Bush afirmou “Escute o que uma mulher da qual você se importa diz.”

Missy Elliott postou uma foto do painel em seu Instagram:

 

Embora o tema fosse sério, não faltou bom humor durante o bate papo entre essas cinco lindas. Ao serem questionadas por um fã da plateia que discos influenciaram mais suas vidas, Missy Elliot rasgou seda para a amiga Queen Latifah (as duas se conhecem há 20 anos!), citando o álbum “Black Reign” (de 1993) e a música vencedora do Grammy, “U.N.I.T.Y.”, como uma de suas maiores influências. Michelle e Latifah afirmaram que o cantor americano Stevie Wonder é a maior influência musical das duas. Ambas lembraram do álbum “Songs In The Key of Life”, de 1976, mas para Obama o mais icônico e marcante em sua vida foi o “Talking Book”.

“Foi o primeiro grande álbum da minha vida. Eu ia para a casa do meu avô e ficava ouvindo esse disco com o cachorro dele, chamado Rex”, lembrou a Primeira Dama. Em determinado momento, Michelle brincou  Primeira Dama dos Estados Unidos até soltou a voz e cantou um trechinho de uma das músicas, fazendo a plateia soltar gritinhos e bater palmas. Uma simpatia só!

Michelle Obama chegando no painel animadíssima!

O bate papo não podia terminar sem Michelle ser questionada sobre seus últimos meses como Primeira Dama dos Estados Unidos.

Queen Latifah quis saber do que ela sentirá mais falta desse tempo e fez a pergunta mais importante de todas: se ela almeja ser presidente do país um dia. A plateia ovacionou Latifah ao ouvir a pergunta, mas Michelle logo acabou com as esperanças dos dois mil espectadores que lotaram o auditório: “Eu não vou concorrer à Presidência. Existem muitas maneiras de uma pessoa impactar o mundo – você não precisa ser presidente dos Estados Unidos para isso.”

E do que a Primeira Dama mais querida dos americanos das últimas décadas vai mais sentir falta? Segundo ela, dos jovens. “Interagir com os jovens me inspira. Eu adoro pessoas. Você não pode ser uma pessoa pública e não amar pessoas.”

E finalizou o bate papo com uma última frase inspiradora: “Encontre sua paixão e a transforme em ação.” É muito girl power, né?