A cineasta norte-americana Lilly Wachowski, antes conhecida como Andy, anunciou nesta semana que é transexual.
Ela e sua irmã Lana Wachowski são criadoras da série “Sense 8”, que tem a atriz também trans Jamie Clayton. Além delas, em 2012 Lana se assumiu transgênero.
Em uma carta publicada nesta terça-feira (8/3) ao “Windy City Times”, jornal LGBT norte-americano, Lilly Wachowski revelou ser uma mulher transgênero.
“Ser trangênero não é fácil. Vivemos num mundo que reforça majoritariamente a orientação de gênero binária. O que significa que quando você é trans você tem que encarar a dura realidade de viver o resto de sua vida em um mundo hostil contra você. E eu tenho sorte. Tenho o suporte de minha família e os meios de arcar com médicos e terapeutas que me deram a chance de realmente sobreviver a este processo. Pessoas transgêneras sem suporte, meios ou privilégios não possuem este luxo. (…) Então, sim, sou transgênera. E sim, fiz a transição. Já me revelei para amigos e familiares. E também para as pessoas com quem trabalho. Todos estão felizes com isso. (…) Sem o suporte de minha esposa, amigos e familiares, eu não estaria aqui hoje”
A cineasta conta que se sentiu pressionada pelo The Daily Mail, que ameaçou divulgar a informação.
“Eu sabia que, em algum momento, teria que assumir publicamente. Quando se vive como transexual é muito difícil escondê-lo. Eu só queria – precisava – de algum tempo para assentar as ideias, sentir-me confortável. Mas aparentemente não posso ser eu a decidir isso.”, disse Wachowski ao Windy City Times.
A dupla Lana Wachowski é mundialmente conhecida pelo sucesso da trilogia “Matrix”, um dos maiores sucessos de ficção-científica.