Acabou já na madrugada desta segunda-feira (29) a premiação mais importante do cinema, o Oscar, que em 2016 consagrou o filme “Spotlight – Segredos Revelados” com o melhor do ano.
O filme – que tem um elenco incrível com Rachel McAdams, Mark Ruffalo e Michael Keaton – fala sobre um grupo real de jornalistas que investigou e descobriu mais de 90 casos de pedofilia por padres apenas em Boston, nos EUA.
O prêmio foi merecido, mas uma surpresa, já que o favorito era “O Regresso”, do diretor vencedor Alejandro Gonzales Iñarritu, que ainda rendeu o primeiro Oscar da carreira de Leonardo DiCaprio. Sim, o Leo, que era o favorito da noite, faturou pelo filme o seu primeiro Oscar, depois de quatro vezes competindo como ator sem ser premiado.
Além dele, outra favorita que também venceu o Oscar pela primeira vez foi a atriz Brie Larson, que fez uma performance maravilhosa no longa “O Quarto de Jack”.
Já em números, o maior vencedor da noite foi o filme “Mad Max – Estrada da Fúria”, com seis estatuetas, que, no entanto, foram apenas em categorias técnicas.
As outras categorias de atuação premiaram ainda Mark Rylance por “Ponte dos Espiões e Alicia Vikander por “A Garota Dinamarquesa”.
Em 2016, a grande crítica ao Oscar foi a falta de diversidade entre os seus indicados – já que dos últimos 40 nomeados nas categorias de atuação, nenhum era negro. O tema foi levantado algumas vezes na cerimônia, começando já a partir do monólogo de abertura do apresentador da noite, Chris Rock.
O Chris, aliás, ainda passou todo o resto da premiação fazendo piada e críticas pesadas em relação a falta de diversidade em Hollywood.
A cerimônia do Oscar 2016 ainda contou com a presença de grandes nomes da música, que concorriam na categoria de Melhor Canção Original. Sam Smith acabou levando a melhor por “Writing’s On The Wall”, da trilha de “007 Contra Spectre, mas além da sua apresentação, a premiação teve ainda shows com The Weeknd com “Earned It (Fifty Shades Of Grey)” e Lady Gaga com “Til It Happens To You”.
A Gaga, aliás, fez a apresentação mais emocionante da noite, chamando ao palco dezenas de vítimas de abuso sexual, tema da sua música concorrente.
Confira abaixo a lista completa de vencedores do Oscar 2016:
MELHOR FILME
“Spotlight – Segredo Revelados”
MELHOR DIRETOR
Alejandro G. Inarritu (“O Regresso”)
MELHOR ATRIZ
Brie Larson (“O Quarto de Jack”)
MELHOR ATOR
Leonardo DiCaprio (“O Regresso”)
MELHOR ATOR COADJUVANTE
Mark Rylance (“Ponte dos Espiões)
MELHOR ATRIZ COADJUVANTE
Alicia Vikander (“A Garota Dinamarquesa”)
ROTEIRO ADAPTADO
“Spotlight – Segredos Revelados”
ROTEIRO ORIGINAL
“A Grande Aposta”
MELHOR ANIMAÇÃO
“Divertida Mente”
DESIGN DE PRODUÇÃO
“Mad Max – Estrada da Fúria”
MELHOR FILME ESTRANGEIRO
“O filho de Saul” (Hungria)
MELHOR FOTOGRAFIA
Emmanuel Lubezki (“O Regresso”)
MELHOR FIGURINO
Jenny Beavan (“Mad Max – Estrada da Fúria”)
EFEITOS VISUAIS
“Ex Machina”
MELHOR MONTAGEM
Margaret Sixel (“Mad Max – Estrada da Fúria”)
MELHOR EDIÇÃO DE SOM
Mark Mangini e David White (“Mad Max – Estrada da Fúria”)
MELHOR MIXAGEM DE SOM
Chris Jenkins, Gregg Rudloff e Ben Osmo (“Mad Max – Estrada da Fúria”)
MELHOR CURTA DE ANIMAÇÃO
“Bear Story”
CURTA-METRAGEM
“Stutterer”
CABELO E MAQUIAGEM
“Mad Max – Estrada da Fúria”
MELHOR DOCUMENTÁRIO
“Amy”
DOCUMENTÁRIO DE CURTA-METRAGEM
“A Girl in the River: The Price of forgiveness”
CANÇÃO ORIGINAL
“Writing’s on the Wall” (Sam Smith para “007 Contra Spectre”)
MELHOR TRILHA SONORA
Ennio Morricone (“Os 8 Odiados”)