Começou! Teve início agora há pouco em Los Angeles a cerimônia do Oscar 2016, a maior premiação do cinema mundial. Este ano, o escolhido para comandar o evento foi o ator Chris Rock, que já havia apresentado o Oscar em 2005. Dessa vez, porém, ele teve um desafio muito maior em suas mãos.
Como todo mundo deve ter visto nas últimas semanas, a Academia de Artes e Ciências Cinematográficas vem recebendo uma enxurrada de críticas pela falta de diversidade entre os indicados nas categorias de atuação. Já por dois anos seguidos, são quarenta indicados brancos, sem ao menos um negro concorrendo.
Por isso, claro, foi grande a expectativa para ver as críticas do Chris Rock em seu monólogo de abertura na premiação.
O ator já começou dizendo que sim, considerou desistir de apresentar a premiação em protesto, mas que pensou melhor e resolveu seguir adiante, porque a verdadeira luta não era contra o Oscar e sim a falta de oportunidades para negros em Hollywood. Mesmo assim, o Chris ainda brincou e chamou o Oscar de “Escolha das Pessoas Brancas Awards”.
Num momento em que os negros dos EUA lutam contra a violência policial, o Chris soltou essa aqui: “esse ano a parte do ‘In Memoriam’ vai exibir apenas pessoas negras baleadas pela polícia a caminho do cinema”. Ouch!
“Mas as coisas estão mudando. Nós temos um Rocky negro esse ano. As pessoas chamam de ‘Creed’, eu chamo de ‘Rocky Negro’. Isso é algo inacreditável, porque Rocky se passa num mundo em que os atletas brancos são tão bons quanto os atletas negros. ‘Rocky’ é um filme de ficção científica. Tem coisas que aconteceram em ‘Star Wars’ que são mais críveis do que as de ‘Rocky'”, foi uma das piadas.
“Não tem nada a ver com boicotar algo, nós queremos oportunidade. Nós queremos que atores negros tenham as mesmas oportunidades dos atores brancos. É isso. Não só uma vez. Leo (DiCaprio) tem um papel bom todo ano. Todos vocês têm papéis bons todos os anos. Mas e os atores negros? Jamie Foxx é um dos melhores atores do mundo. Jamie Foxx estava tão bom em ‘Ray’ que eles foram no hospital e desligaram as máquinas de Ray Charles. Eles pensaram ‘nós não precisamos de dois desse'”, foi outra brincadeira do apresentador.
Só que muita gente está criticando o Chris por ele ter feito piada com os artistas que fizeram boicote ao Oscar, dizendo que a Jada Pinkett Smith, por exemplo, nem havia sido convidada.
“Todo mundo ficou louco esse ano… Jada (Pinkett Smith) ficou louca. Mas ela não tá numa série de TV? Jada boicotando o Oscar é tipo eu boicotando a calcinha da Rihanna: eu nem fui convidado!”.
Bem, no bloco seguinte, ainda rolou um vídeo, com atores negros como a Whoopi Goldberg, hilário, em que eles zoaram a falta de negros nos principais indicados ao Oscar desse ano.
A cerimônia do Oscar 2016 continua, tendo o filme “O Regresso” liderando as indicações, competindo em 12 categorias. “Mad Max – A Estrada da Fúria” vem logo atrás, com nove.