O estilista Marc Jacobs anunciou ontem (07), através do Instagram, a sua mais nova campanha de Primavera/Verão, que promete uma narrativa visual.
O primeiro nome a estrelar a ação é bem incomum ao mundo das passarelas, mas foi escolhida a dedo por Jacobs: é Lana Wachowski, cineasta transgênero criadora de “Matrix” e “Sense8” com o irmão Andy.
Na legenda da foto, Jacobs explicou que a campanha estará repleta de pessoas que o inspiram e que representam a sua visão dos Estados Unidos.
“(A campanha) é um diário pessoal de pessoas que me inspiraram e continuam a me inspirar a abrir minha mente para os mais diferentes modos de enxergar e pensar. O espectro individual fotografado na nossa campanha de Primavera/Verão de 2016 representa a celebração da minha América”.
Para o estilista, a contribuição de pessoas como Lana à moda está na sua individualidade. Jacobs, aliás, aproveitou a oportunidade para explicar como conheceu Lana e elogiou a importância dela em relação à visibilidade das pessoas trans.
“Eu fiquei sabendo da Lana pelo Youtube em dezembro de 2012. O discurso que ela deu ao aceitar o prêmio de Visibilidade dos Direitos Humanos foi profundo e bem articulado, brilhante e atemporal. Ela expressou pensamentos e ideias que sempre estiveram na minha cabeça e no meu coração, mas nunca haviam sido capturados em uma forma de linguagem tão eloquente, tangível, inteligente e cheia de possibilidades. Eu me vi usando as palavras de Lana como referencial na minha vida diária e espalhando o seu discurso entre amigos.”
A “virgindade fashion” de Lana, como a própria descreveu a Marc Jacobs, foi capturada pelas lentes do fotógrafo David Sims com ajuda da persona stylist Katie Grand.
No ano passado, durante a campanha de Outono/Inverno, Jacobs já havia feito algo parecido ao convidar amigos e personalidades, indo de Cher a Willow Smith, para estrelar sua coleção.