10 filmes que você (provavelmente) não viu em 2015, mas deveria

2015 foi um ano com muita coisa legal nos cinemas, teve o retorno de várias franquias, o fim de algumas sagas, sequências de filmes já consagrados, e surpresas muito boas. Mas a gente sabe o quanto é difícil acompanhar todas as novidades do cinema durante o ano, principalmente quando elas se acumulam em alguma época específica desses 365 dias que se passaram.

Então, para ajudar os cinéfilos que se perderam no calendário do ano que está acabando, nós separamos aqui alguns filmes bem legais que foram lançados em 2015, mas que podem ter sido esquecidos (ou às vezes ignorados por distribuidoras) no meio de tanta coisa que surgiu.

Pode pegar a pipoca e aproveitar esses meses de férias, para assistir a tudo o que está aqui embaixo:

“Amy”

O documentário traz a história de Amy Winehouse, de quem nos despedimos em 2012. O longa mostra toda a trajetória de vida cantora, desde adolescente, até o sucesso “Back to Black” que a tornou uma celebridade mundial, mas também fez com que seus problemas com álcool e drogas aumentassem exponencialmente.

“Tangerina”

Esse é o típico caso de filme que só encontra espaço em festivais e mostras de cinema, mas que merecia muito entrar no circuito comercial. “Tangerina” foi filmado com um iPhone 5s (com alguns adaptadores de lentes) e traz prostitutas transgêneros como protagonistas. No drama, Sin-Dee (Kitana Kiki Rodriguez) descobre que o namorado não se manteve muito fiel durante os dias em que ela ficou presa e, junto com uma amiga, ela vai pesquisar mais fundo essa história.

“Enquanto Somos Jovens”

A comédia dramática conta a história do casal Cornelia (Naomi Watts) e Josh Srebnick (Ben Stiller). Incomodados com o envelhecimento, eles estão cansados da maneira conservadora como vivem. Jamie (Adam Driver) e Darby (Amanda Seyfried) se aproximam dos dois e Josh, encantado com o estilo de vida e animado da dupla, sonha voltar a ser jovem.

“Sicario: Terra de Ninguém”

O longa foi exibido aqui durante o Festival do Rio, mas ao entrar no circuito comercial saiu prejudicado por estreias próximas de alguns blockbusters. A crítica internacional elogiou muito o filme, principalmente a atuação de Emily Blunt, que pode ser um nome forte para as premiações de cinema do ano. Em “Sicario”, a CIA está preparando uma audaciosa operação para deter o grande líder de um cartel de drogas mexicano. Kate Macy (Emily Blunt), policial do FBI, decide participar da ação, mas logo descobre que terá de testar todos os seus limites morais e éticos nesta missão.

“O Presente”

“O Presente” estreou no final do ano aqui no Brasil, mas é um dos melhores filmes de suspense de 2015. O longa conta a história de um casal, Simon e Robyn, interpretados por Jason Bateman e Rebeca Hall, que precisa lidar com o reencontro de um amigo da época do colégio. O tal amigo que aparece do nada ao encontrar o casal fazendo compras numa loja começa a enviar presentes misteriosos e a fazer visitas um tanto perturbadoras a Robyn. Nada é previsível na história e o roteiro maravilhoso surpreende a audiência a cada momento.

“Lugares Escuros”

Se você curtiu “Garota Exemplar”, com certeza vai gostar dessa outra história criada pela mesma autora, Gillian Flynn. Infelizmente o longa não ganhou tanta fama como “Garota Exemplar”, mas a trama (que é bem mais pesada) e o mistério valem a pena. O filme traz como protagonista Libby Day (Charlize Theron), uma mulher traumatizada pelo assassinato de toda a sua família, que aconteceu durante um ritual satânico, quando ela ainda era uma criança. Quando é abordada por uma sociedade secreta, especializada em investigar crimes não resolvidos, Libby é obrigada a relembrar sua tragédia familiar e reencontrar seu irmão, o suposto assassino de sua mãe e irmãs.

“Descompensada”

A estreia do filme protagonizado e roteirizado por Amy Schummer, e dirigido por Judd Apatow (“O Virgem de 40 Anos”), teve sua data de estreia no Brasil alterada várias vezes, e até agora ninguém sabe se o filme vai chegar mesmo às telonas ou apenas em DVD. Mas como no mundo da internet isso não é um obstáculo para ninguém, vale a pena conferir a comédia que conta a história da jornalista Amy (Amy Schumer), que não acredita em monogamia, e cuja uma vida amorosa se resume em casos de uma noite só e beber com os amigos, até o momento em que acaba conhecendo um médico esportivo (Bill Hader).

“Beira-Mar”

O filme gaúcho conta a história de dois amigos, Martin e Thomaz, resolvem viajar para o litoral durante o inverno. Lá eles se abrigam em uma casa de vidro, onde refletem sobre a vida, a amizade entre eles e lidam com a rejeição da família de um deles. Com muita delicadeza, o drama retrata as descobertas sexuais e também as complicadas relações familiares em meio a um cenário frio.

“Sr. Holmes”

Ian McKellen interpretando Sherlock Holmes já é o suficiente para nos fazer querer ver esse filme. No novo longa, O famoso detetive está com 93 anos, aposentado, vivendo em uma casa remota no litoral com sua governanta Mrs. Munro (Laura Linney) e o filho dela, o pequeno Roger (Milo Parker). Lidando com a deterioração da sua mente por causa da idade, ele continua obcecado com um caso que nunca conseguiu decifrar. Sem a companhia do seu fiel escudeiro Dr. Watson, Sherlock tenta desvendar este último mistério.

“Corrente do Mal”

A gente já falou sobre esse filme aqui no Papelpop, mas vale a pena destacá-lo de novo, pois foi uma das melhores surpresas que tivemos em 2015. O terror independente deixou a gente tenso do começo ao fim quando assistimos. “Corrente do Mal” conta a história de Jay (Maika Monroe)que, após uma transa, o garoto com quem passou a noite explica que ele carregava no corpo uma força maligna, transmissível às pessoas apenas pelo sexo. Enquanto vive o dilema de carregar a sina ou passá-la adiante, a jovem começa a ser perseguida por figuras estranhas que tentam matá-la e não são vistas por mais ninguém.