Um mapa da Terra-média, de “O Hobbit” e “O Senhor dos Anéis”, foi encontrado com anotações do próprio autor J.R.R. Tolkien. O documento raro indica em quais locais que existem de verdade o escritor se inspirou para criar cidades e outros lugares dos livros.
Segundo o The Guardian, o mapa foi encontrado em um livro que pertencia à ilustradora da saga, Pauline Baynes, que arrancou o mapa de outro exemplar para trabalhar em uma versão colorida da imagem, publicada em 1970.
As anotações de Tolkien indicam que a Vila dos Hobbits foi pensada para ter a mesma latitude de Oxford. Já a cidade de Ravena, localizada no leste da Itália e próxima a Bolonha, foi a inspiração para a cidade de Minas Tirith.
Para trabalhar na nova versão do mapa, a ilustradora (que morreu em 2008, e também desenhou “As Crônicas de Nárnias”), usou as várias anotações bem detalhadas de Tolkien, que também traziam como referência locais como Belgrado, Chipre e Jerusalém.
O mapa encontrado solto no meio do livro está em exposição na loja de livros raros Blackwells, em Oxford, no reino Unido, e pode ser comprado por 60 mil libras (o equivalente a um pouco mais de R$350 mil).