O filme “Maze Runner – Prova de Fogo”, lançado mundialmente em setembro, teve suas gravações feitas no ano passado em Albuquerque, cidade histórica dos Estados Unidos que abriga uma imensa população de Nativos Americanos.
Parte das filmagens aconteceram no enorme deserto que cerca a cidade, onde existe um antigo cemitério dos indígenas americanos.
Durante uma recente entrevista no programa “Live with Kelly and Michael”, o protagonista do filme, Dylan O’Brien, confessou que o elenco acabou pegando alguns artefatos encontrados por lá.
“Houve um incidente num antigo cemitério indígena, eu acho. Eles foram bastante rigorosos sobre não jogar lixo e não pegar quaisquer artefatos como rochas, crânios – qualquer coisa assim. Mas todo mundo pega coisas, obviamente.”
Segundo o ator, isso, inclusive, teria desencadeado uma maldição que deixou todos do elenco doente. Se você lembra da nossa visita ao set do filme, que aconteceu em estúdio dias após as filmagens no deserto, o Dylan tava mega gripado quando estivemos por lá.
Os comentários do ator acabaram gerando uma petição online, que já tem mais de 47000 assinaturas, para que o elenco devolva o que pegou do set. Além disso, a comunidade de Nativos Americanos também já se pronunciou neste sentido.
“Nossos túmulos sempre foram roubados pelo que havia neles. Esse tipo de profanação nos dias de hoje não é tolerável”, disse a diretora do Congresso Nacional de Índios Americanos, Jacqueline Johnson Pata, para a Reuters.
De acordo com a publicação, porém, o dono do terreno em que as filmagens aconteceram não notou nenhum objeto faltando no local.
Mesmo assim, a 20th Century Fox, estúdio que produz o filme, afirmou que está fazendo uma investigação interna para apurar o caso. “Se algum tipo de artefato foi extraviado ou removido do local, vamos fazer de tudo para garantir que eles sejam restaurados”, disse o estúdio.