Categorias: drag queens

Seis documentários pra entender (e amar ainda mais) a cultura drag!

Morgando em casa nesse feriado? Veja aqui uma lista de seis documentários sobre o universo drag pra você não fazer a Gia Gunn e conhecer um pouco mais sobre essa cultura tão rica e maravilhosa.

Paris is Burning

Citado constantemente em RuPaul’s Drag Race, “Paris is burning” é um oráculo da cultura LGBT underground. Fundamental e emocionante, o filme retrata os ballrooms criados pela comunidade afrolatina de Nova York nos anos 80. De lá RuPaul tirou dezenas de referências para o reality show e para a sua carreira musical, como os bordões “sashay, shantay” e “extravaganza, eleganza”. O filme está completando 25 anos e está sendo relançado pela Miramax. É torcer pra que ele seja exibido aqui!

Wigstock – The movie

Celebrando a paz, o amor, a música e a liberdade… Não, não é Woodstock! O filme de 1995 documenta o festival drag criado por Lady Bunny que aconteceu entre 1980 e 2005 em Nova York. É possível ver RuPaul novíssima estourando com “Supermodel of the world”, além das lendárias Lypsinka, Jackie Beat e do ícone Leigh Bowery.

Pageant

O doc de 2008 aborda os bastidores do maior concurso de beleza de drag queens dos Estados Unidos, o Miss Gay America, e mostra a preparação de cinco artistas para ele. Uma das protagonistas é Victoria “Porkchop” Parker, da Season 1. Além dela, também aparece Alyssa Edwards antes de ser campeã e da treta com Coco Montrese. O filme mostra toda a estressante (e caríssima) preparação das rainhas, os treinos puxados, pressão e decepções. Disponível no Netflix.

São Paulo em Hi-Fi/A Volta da Paulicéia Desvairada

O primeiro foca a época de ouro da noite gay paulistana nos anos 60, 70 e 80, quando o termo “drag queen” nem era utilizado por aqui e sim, “transformista”. O segundo traça um panorama da noite LGBT paulistana atual, já em tempos de redes sociais. Com participação das rainhas da noite Silvetty Montilla e Salete Campari. Ambos de Lufe Steffen, que promete o relançamento de Hi-Fi com cenas inéditas.

Drag Becomes Him

Esse ainda não está disponível mas já grave aí em sua listinha! A produção independente mostra a vida e carreira do performer Jerick Hoffer, nossa amada e idolatrada Jinkx Monsoon. De seu passado como garoto de origem simples até se tornar uma das drags mais talentosas e respeitadas do cenário atual, o doc exibe uma visão intimista do artista. O título faz referência a um dos filmes favoritos de Jinkx, “Death becomes her” (no Brasil, “A morte lhe cai bem”). Inicialmente uma websérie, virou doc e teve première dia 29 de abril em Seattle, terra de Jinkx. #pleasecometoBrazil. Ainda sem trailer oficial, mas o site é o www.dragbecomeshim.com

 

* A coluna Drag Queens do Papelpop é feita por Flávia Durante, jornalista e DJ em São Paulo. Ela é do tempo da sigla vintage GLS e divide sua vida em Antes-RPDR e Depois-RPDR. Blog www.flaviadurante.net.