Não é só a Lisa Simpson que ama o saxofone. O George Michael, a Lady Gaga, os Rolling Stones, os Los Hermanos, o Kid Abelha, a JLo e eu também amamos.
Nos anos 80 e início dos 90, toooodo mundo amava. Na música pop e até mesmo no rock era raro existir alguma música que não tivesse um saxofone ali ou aqui.
Em 2010, essa febre voltou. Uma das primeiras a trazer esse modismo de volta foi a Lady Gaga, em “The Edge of Glory”. Depois vimos o sax indo parar na música de Katy Perry (“Last Friday Night”) e hoje vemos ele em loop na “Problem” de Ariana Grande e sendo irritante em “Talk Dirty” do Jason Derulo.
Mas essa lista tem o objetivo de trazer as 15 mais legais músicas com saxofone. Sejam elas da sua época, da época da sua mãe e talvez até da de sua avó!
15) “Waiting on a Friend” – The Rolling Stones
Que música maravilhosa! A gente gosta de começar bem uma lista. O solo de saxofone nessa faixa do Rolling Stones dura praticamente 40 segundos e começa lá perto dos 2 minutos de música. Claro que é dos anos 80 a faixa.
Ela aparece no álbum de 1981 da banda, chamada “Tattoo You”, e o responsável pelo solo é o ícone, o fodão do jazz Sonny Rollins.
14) “Forever Your Girl” – Paula Abdul
Ótima dançarina, sapateadora e grande diva pop dos anos 90, Paula Abdul também foi uma artista que usou e abusou do saxofone. Ele servia também para ela fazer os solos de dança nos shows e apresentações na MTV.
O saxofone de “Forever Your Girl” acontece durante a música inteira, mas ele arrasa mesmo é no começo. Uma pena que no clipe acima ela cortou um trecho do solo do sax, mas dá para ouvir a versão original aqui no Youtube que é beeeem melhor!
13) “Smooth Operator” – Sade
Nossa, que coisa maravilhosa! A música já começa com ele, com o famoso saxofone. Trata-se de um hit da Sade de 1984. Bombou muito no Brasil também. E nessa época o brasileiro gostava de cantar o refrão “uuuhhh, zé pereira” porque não sabia dizer “Smooth Operator”. Hahahaha!
O sax nessa música é sexy e calmo para combinar com os vocais “smooth” da gata… O que falar desse vídeo? Viva a época oitentista hedonista e materialista.
12) “Maneater” – Daryl Hall & John Oates
Aaaaaaaaaaahhhh! Viva os anos 80! Hahahaha! Vem dançar, gente! A música começa com um solo tímido de saxofone logo nos primeiros segundos, mas depois vem a batida, os sintetizadores e a dupla Daryl Hall & John Oates cantando que lá vem a “devoradora de homens”.
Sim, a Nelly Furtado também fez uma música com o mesmo nome em 2006, mas não tem saxofone e não tem nada a ver com essa, tá?
Agora vai pro minuto 2:40 e ouve essa maravilha de sax de “Maneater”. Ele é misterioso, sexy, como uma mulher que come homens. E o cara no sax, obviamente, está usando terno e óculos escuros como todo e qualquer homem que toca sax nos anos 80. kkkkkk
11) “Primavera” – Los Hermanos
Sim, existem muuuuuuitas músicas nacionais com solo de saxofone. Principalmente nos anos 80. Eu consigo lembrar do Lulu Santos com os famosos solos de sax em “Certas Coisas”, por exemplo.
Mas preciso trazer essa do Los Hermanos porque o saxofone é muuuuuito legal por ser um “protagonista” da faixa. Na hora que o sax começa a tocar, ele praticamente chora o amor que se foi junto com a primavera. Maravilhoso!
10) “Pintura Íntima” – Kid Abelha
Hahahahahahhahahahahha! Hahahahahhahahahah! Hahahahahahahhahaa! Ok! Só mais uma música brasileira.
O que seria dessa faixa se não fosse o saxofone do George Israel? Eu tô rindo até agora por causa do clipe que escolhi. Por favor, dá o play. É um remix de “Pintura Íntima”, a melhor música de videokê de toda a história brasileira. Durma depois desse saxofone!
9) “Thorn in My Side” – Eurythmics
Eu amo essa músicaaaaa! O solo de saxofone é melódico, maravilhoso e Annie Lennox canta sobre um amor que não valeu a pena.
“Thorn in My Side” é composição da Annie e do Dave Stewart, escrita em 1986. É o segundo single do álbum “Revenge”, vindo depois de “When Tomorrow Comes”.
8) “Mr. Saxobeat” – Alexandra Stan
Ai, gente! Desculpa. Desculpa mesmo. É que num post sobre saxofone eu não poderia deixar essa de fora.
Sei que muitos ouvidos irão sangrar ao dar play, que pessoas terão convulsões, mas aguentem firme esse dance europeu. Escuta depois do minuto 1:50 que arraso que é esse sax! kkkkkkkkk
7) “Who Can it Be Now?” – Men at Work
Se você chega pra mim, no meio da rua, e pergunta “who can it be now?”, eu vou imediatamente fazer com a boca o som do saxofone pra você. Hahahaha!
Não tem como não reparar no sax nessa música do Men at Work, que adorou usar esse instrumento em outras músicas da banda.
6) “The Captain of Her Heart” – Double
E como esquecer de “The Captain of Her Heart”? Tudo bem que o pianinho é o mais marcante, obviamente, mas o que vem depois dele? Hein? Hein? O saxofone, meu querido!
O solo de sax começa logo no início da faixa e depois “arrasa” em vários momentos.
Se você está dando play nessa música agora e nunca ouviu isso na sua vida, chame alguém com mais de 30 anos e repare no que vai acontecer quando ela ouvir a faixa.
5) “Modern Love” – David Bowie
Não há coisa mais legal nos anos 80 que David Bowie junto com Nile Rodgers. Juntos, os dois não só fizeram “Let’s Dance”, mas também essa maravilha chamada “Modern Love”.
Na música, o saxofone começa lá pelo minuto 1:45, mas é no final da faixa que ele faz um solo maravilhoso pra comemorar o amor moderno que Bowie tanta canta na letra.
Essa fase soul e black music de David Bowie dos anos 80, em que ele encarna uma espécie de Little Richard, é maravilhosa!
Outro momento lindo de saxofone nesssa época de Bowie é na música “Young Americans”. Reparem no solo do sax incrível e no Luther Vandross como um mero backing vocal naquela época. Tem que clicar pra ver também. Já clicou?
4) “The Edge of Glory” – Lady Gaga
Achou que eu ia esquecer dessa pérola? Desse clipe épico? Sim, o vídeo é épico mesmo tendo sido um desastre.
Não é rico e criativo como “Telephone”, “Bad Romance” e muitos outros da Gaga, mas fico feliz por não ter sido porque o resultado final, com essa cara de baixo orçamento, ficou a cara dos anos 80. Ficou com a cara perfeita para um clipe cujo sintetizador e o saxofone são os grandes protagonistas.
A Lady Gaga sabe muito bem disso, tanto que mostra o cara com o sax desde o começo do clipe, fazendo suspense para a grande participação dele, que só começa no minuto 3:00 e é maravilhoso!
Sim, existem muuuuuitas outras músicas pop contemporâneas que usaram o sax depois desta música da Gaga.
Tem o saxofone maravilhoso da Katy Perry em “Last Friday Night” (depois do minuto 4:00), tem o saxofone em loop de Ariana Grande em “Problem”, tem também o sax insuportável de “Talk Dirty” de Jason Derulo e muitas outras…
Mas dá pra dizer, seguramente, que foi Lady Gaga em “The Edge of Glory” quem trouxe o solo de saxofone de volta para a música pop de agora.
E tem mais… Até hoje eu não vi alguém dançar melhor que ela durante um solo de saxofone na música pop. Opa!!! Vi sim! É o próximo clipe!
3) “Get Right” – Jennifer Lopez
Isso. É. Muito. Sensacionaaaaal!
Quando ouvi essa música pela primeira vez, eu surtei. Eu não parei de ouvir o dia inteiro. Eu mostrei pra todo mundo, eu achei a coisa mais incrível do mundo. E continuo achando essa faixa maravilhosa. Eu não conseguia parar de tocá-la nas festas do Papelpop (Sdds PostiT) e até hoje fico empolgado com esse solo de sax repetitivo e maravilhoso.
O clipe, então, com JLo dançando enquanto o saxofone dá o ritmo junto com a batida… Isso é amor! Daria para dizer que essa é uma das minhas músicas com solo de sax favorita, mas seria injustiça com as próximas…
2) “Baker Street” – Gerry Rafferty
O grande clássico do saxofone, gente! A grande música pop cujo solo de sax todo mundo lembra, reconhece e pira.
Eu lembro de um episódio dos Simpsons que a Lisa Simpson ficava tocando o sax dessa música o tempo inteiro e era genial.
Ele é tão marcante nessa música que dá pra dizer que existem dois refrões: o da música propriamente dita e o refrão do saxofone, que entra logo depois que a letra acaba. Maravilhoso!
1) “Careless Whisper” – George Michael
Não há como o primeiro lugar não ser esse. Não tinha como não ser a de George Michael. Não existiria graça e charme nessa música se não fosse o solo do saxofone.
A faixa já começa arrasando logo no começo, dando aquele clima sexy cafona maravilhoso para a música. O sax aqui é o amor, a sensualidade, a paixão… Hahahaha!
A lista acaba por aqui, mas ela é infinita. E como toda lista que existe, ela também é injusta. Obviamente, muita coisa ficou de fora. Como não falar do sax excelente no finalzinho de “Walk on the Wild Side” do Lou Reed? E como não citar o de Bruce Springsteen em “Born to Run”?
E aquele solo de saxofone épico dos Rolling Stones em “Can’t You Hear Me Knocking” (ouve depois de 3:30 que lindo)?
E o Duran Duran? Aquele solo em “Rio” com o cara no barquinho arrasando?
Coloca nos comentários se você se lembrar de mais músicas com saxofone, please!