O papo é sério agora. Vamos prestar atenção por alguns minutos? Hoje é 1º de dezembro, data que serve para lembrar o mundo daquilo que ninguém pode ignorar: o combate ao vírus HIV.
A Aids surgiu lá nos anos 80, matou muita gente, hoje existem pessoas que conseguem conviver com a doença tomando remédios para sempre, mas contrair o vírus da Aids é coisa séria. A doença ainda não tem cura. Ela é para sempre. Precisamos tratar com seriedade. Ela continua matando.
No Brasil, que costumava ser um exemplo na luta contra a doença, a transmissão do HIV entre os jovens aumentou mais de 50% em seis anos. Só no estado de São Paulo, a Aids cresceu 21,5% entre os jovens de 15 a 24 anos.
Não há como ignorar esses dados. Não podemos ficar sem informação. Precisamos controlar essa doença e evitar a transmissão.
Como pega? O que é mentira? Como evitar?
O vírus do HIV é cheio de mitos para quem não conhece. Ele não é transmitido pelo beijo, saliva, usando os mesmos talheres e nem pela masturbação. A transmissão acontece através do sangue, leite materno e, principalmente, sexo.
Algo que muitos consideram boato mas é fato é que o sexo oral transmite Aids sim! Como o vírus é encontrado em fluídos do corpo, nossa boca também está suscetível a adquirir a doença. As chances são poucas, mas não são nulas. Dá para evitar muito com higiene, saúde bucal e tratamento de outras possíveis DSTs.
As melhores formas de evitar são as mais simples possíveis: usar camisinha. Também vire melhor amigo de seu médico, faça os testes sempre que bater a dúvida ou se algo de errado aparecer. Conhecer sempre seu corpo é a melhor forma de tratar qualquer doença
Testes? Como faz?
Lugar e facilidade não falta para saber se você tem ou não a doença. Os hospitais públicos oferecem um teste rápido e gratuito e dá para saber o resultado em até 30 minutos. Tudo o que você precisa é dar uma gota de sangue para acabar com toda a incerteza e continuar mantendo a vida da melhor forma possível.
Deu positivo? Mantenha-se forte!
A Aids não tem cura, mas pode ser controlada. Aqui no Brasil já são oferecidos pelo SUS medicamentos para controlar a proliferação do vírus no corpo, protegendo a imunidade.
E cuidado com o preconceito
Soropositivos, principalmente gays, são estigmatizados, muitas vezes tornando o tratamento um desafio. Não tenha medo de procurar ajuda, não torne a Aids um castigo e não deixe que façam o mesmo com você.
A Aids não é um tabu, nem um pecado. É uma doença grave e não há nenhum problema em prevenir e tratar. Sejam espertos, pessoal!