Em 2013, todos nós fomos agraciados com milhares de produções musicais e lançamentos de artistas renomados como Daft Punk, Beyoncé, Britney Spears, Lady Gaga, Miley Cyrus e por aí vai… Não é verdade?
Mas com certeza nenhum desses lançamentos se equiparam aos funks que a gente ouviu por aí no nos bailes, no ônibus, na padaria ou no churrasco da galera. O ano de 2013 foi marcado por músicas que mandavam girar, gira, girar para um lado/girar, girar, girar para outro ou que nos propunham desafiar a geometria inventando novas formas…
Quadradinho de 8
Um dos funks mais trash de 2013 surgiu ainda no começo do ano. Com mais “twerk” que qualquer vídeo da Rihanna ou Miley Cyrus, o hit do Bonde das Maravilhas, “Aquecimento das Maravilhas”, apelidado carinhosamente de “Quadradinho de 8”, ganhou o mundo e o Youtube. O vídeo da música já ultrapassa a casa de 10 milhões e 800 mil visualizações, é mole?
Como superar versos como “cola a bunda no chão, vai!”, “bumbumbum giranu”, “dirlizanu, dirlizanu…” e “fica de perna pro alto, faz quadradin de oito”? Muito amor.
O funk foi tão bombante que ganhou versões igualmente trash, como a da Ticiane Pinheiro, que olha, superou qualquer constrangimento já sofrido em rede nacional… Hahahahahahahahaha!
Quadradinho de Borboleta
Acha que Bonde das Maravilhas é grupo de um sucesso só? Na-na-ni-na-não! As musas cariocas voltaram com um novo hit, o “Quadradinho de Borboleta”!
A segunda música é praticamente igual a primeira, mas quem prestou atenção, né? O que importa são os passos super difíceis que superam qualquer créu na velocidade 5 e que podem causar acidentes fatais, de tanta complexidade.
Os passos “quadradinho tipo borboleta”, “passinho do bate-bate” (requer acompanhante) e “passinho do abre-fecha” são só para profissionais. Por isso, crianças, não façam isso sozinhos em casa, só repitam esses passos acompanhados dos pais ou responsáveis legais.
Quadradão do Bonde das Bonecas
O sucesso do Bonde das Maravilhas foi tanto que alavancou outra girlband outro grupo de funk, o Bonde das Bonecas, que começou fazendo cover dos quadradinhos de 8 e da borboleta até lançar o seu próprio “Faz o Quadradão”.
O Bonde é formado por dançarinos de alta performance que produzem passos invejáveis. É até difícil saber quem é melhor nesse grupo.
I Feel So Close Txu Iu o Anel
Falando em cover, o que falar dessa maravilhosa versão de “I Feel So Close”, do DJ Calvin Harris? O MC Formiga pegou a música e jogou um Inglês perfect! Calvin deve ter ficado orgulhoso.
Bigode Grosso
Tu tá maluco? Respeita esse funk que já passou de 10 milhões de visualizações no Youtube!
Nessa música antológica e nesse clipe digno de prêmios audiovisuais, MC Marcelly manda você respeitar o “Bigode Grosso” e ainda ensina a fazer uma festa de milionário… É funk ostentação!
A música ainda possui rimas perfeitas, que nem os imortais da Academia Brasileira de Letras conseguiriam fazer igual. Separamos um trecho:
“O churrasco é liberado, vai tá uma delícia,
Trezentusquilo de carne e o dobro de linguiça.
Vai ter muita picanha pra quem quiser,
Mas a linguiça toscana é só pra nós mulhé!”
Quem é o Teu Homem?
Quer mais ostentação que possuir uma mulher? O MC Maromba quer porque quer registrar essa mulher em cartório! Já vai passando o cartão e perguntando “Quem é o Teu Homem?”.
O clipe desta pérola da música brasileira e a favor da defesa dos direitos da mulher ainda conta com parceiros do MC ostentando cédulas de dois reais e muito guaraná Dolly na mesa. Que ostentação!
Wannabe versão funk
Para os fãs de Spice Girls que estavam com saudades, 2013 foi um ano muito bom… Ou não! Hahahaha!
Uma girlband de funk chamada Quarteto EFB fez a versão “Mereço Muito Mais”, para o mega hit das Spice, com um clipe cheio de coreografias que deve ter feito a Victoria Beckham chorar em algum lugar da Inglaterra.
Teoria da Branca de Neve
Estavam com saudades da MC Mayara? Nós também não, mas já no final de 2013, a bandida voltou mais forte que a Beyoncé com um clipe que traz uma teoria que deveria ser estudada pelas mais importantes universidades do mundo.
Em “Teoria da Branca de Neve”, a MC, que já cantou sobre a sua primeira vez, ensina, vestida como a própria princesa da Disney, que as mulheres devem ter sete homens, um para cada dia da semana. A melhor coisa do clipe são os sete anões, que na verdade são caras malhados e que não são anões (?).
Passinho do Pombo
Olha, a gente já perdeu as contas de quantos passinhos diferentes a gente já viu esse ano, mas a gente lembrou de um animal! Os Cara do Momento – que são péssimos em concordância mas muito bons em criar passinhos de qualidade questionável – criaram o “Passinho do Pombo”.
Esse é um passo mais simples, que como diz a letra da música, pode ser reproduzida pela mamãe, pela titia e pela vovó.
Ah Lelek Lek Lek Lek Lek
Muitos videos aí na lista superaram as 10 milhões de visualizações, né? Nossa, uhuu, que legal.
Mas nenhum deles conseguiu o feito da música “Passinho do Volante”, conhecida como “Ah Lelek Lek Lek Lek Lek”, que está, até este momento, com mais de 39 milhões e 200 mil acessos no Youtube. TÁ BOM PROCÊIS???
Esse funk foi o primeiro e talvez maior hit do ano. Com uma letra complexa, bem formulada e inteligente, a música esteve presente até mesmo no show da diva mor de 2013, Beyoncé, no Rock In Rio. Para quem viu o show ao vivo no Rio ou em casa, sem dúvidas foi um dos momentos mais OH-MY-FUCKING-GOD! do ano.
Algum funk superou o “Passinho do Volante”? Não, né?
Mas por falar em Beyoncé, a gente tem uma menção honrosa. A MC Beyonce estourou no fim do ano passado, mas o sucesso “Fala Mal de Mim” continuou esse ano. Quem não cantou o verso “não olha pro lado quem tá passando é o bonde?” em 2013, não é mesmo? Medalhinha de honra ao mérito para ela.
Foram tantos funks marcantes em 2013 que a gente quer mais e já está morrendo de ansiedade para ver o que os funkeiros vão aprontar em 2014. Por enquanto, só nos resta desejar a todos um feliz ano novo e AAAAH LELEK LEK LEK LEK LEK!