Quem assistiu ao filme “Gravidade” deve se lembrar da cena em que Sandra Bullock está dentro da capsula de fuga e consegue contato com uma pessoa na Terra através do rádio, mas não compreende o idioma que estão falando.
Agora, Jonas Cuaron, o filho do diretor do longa, Alfonso Cuaron, criou e divulgou um curta intitulado “Aningaaq” mostrando quem estava do outro lado da conversa.
Ao contrário do que a doutora Ryan Stone (Sandra Bullock) pensava, Aningaaq não é chinês e sim um esquimó da Groenlândia. O curta traz justamente aquilo que ficou faltando para compreendermos a cena na sua totalidade, as legendas das falas do esquimó (infelizmente elas estão disponíveis apenas em inglês, mas logo a internet dá um jeito nisso).
Aningaaq estava apenas pescando, quando o seu rádio se conectou ao da astronauta. Ele realmente tem um cachorro, mas precisa sacrificá-lo. No final vemos ele ninando o bebê que traz força para Ryan continuar lutando pela vida no espaço.
O legal é que “Aningaaq” pode concorrer ao Oscar na categoria Melhor Curta-Metragem. Se isso acontecer, será a primeira vez que duas produções relacionadas receberiam uma indicação no mesmo ano, já que “Gravidade” é um dos fortes concorrentes ao prêmio deste ano.