Categorias: cinema

Jennifer Lawrence (mais uma vez!) é o grande destaque em “Jogos Vorazes: Em Chamas”

Acabamos de assistir a “Jogos Vorazes: Em Chamas” e é simplesmente foda! Pedimos desculpa pelo uso dessa palavra, mas é a única que a gente encontrou para descrever o que é o segundo filme.

Se “Jogos Vorazes” tinha o intuito de conquistar fãs para a saga (e fez isso muito bem), “Em Chamas” é um prato cheio para os apaixonados por Katniss (Jennifer Lawrence) e Peeta (Josh Hutcherson). O filme é longo, tem duas horas e vinte minutos de duração, e conta quase tudo o que acontece no livro, que é bastante coisa.

Obviamente algumas coisas foram alteradas e outras cortadas, o quê pode ser considerado um sacrilégio para os fãs mais puristas (no final do post nós indicamos as principais mudanças na história).

Apesar de longo, o filme tem um ritmo muito ágil…

Os acontecimentos da Turnê dos Vitoriosos acontecem bem rápido, apesar de no relógio terem quase uma hora de duração. Essa velocidade pode ser um pouco confuso para quem não leu o livro mas também não é nenhum grande problema, pois os momentos e diálogos mais cruciais, como a visita do Presidente Snow (Donald Sutherland) à casa de Katniss, continuam praticamente iguais e recebem mais destaque.

Outra coisa que ajuda muito no enredo são cenas extras que apresentam os bastidores da organização dos Jogos, que assim como no primeiro filme mostram as verdadeiras intenções do Presidente.

Para aqueles que não sabem, Katniss e Peeta são enviados novamente para a arena dos Jogos Vorazes. Mas antes disso, eles precisam cumprir algumas obrigações na Turnê dos Vitoriosos e tentar acalmar os desejos revolucionários da população de Panem. Por causa de toda essa intriga política demora para Katnis começar a enfrentar e matar os demais tributos.

Leva por volta de 1 hora e 20 minutos para a heroína cair na arena, mas não despreze tudo que acontece antes, pois mesmo no ritmo ágil e corrido do filme, ele ainda consegue deixar muito tenso os leitores da saga, imagina quem ainda não conhece a história. Um exemplo é a cena que Katniss descobre que terá que lutar novamente, apesar de saber o que vai acontecer, é impossível não se desesperar junto com a personagem.

Jennifer Lawrence mais uma vez mostra que é perfeita

Isso também se deve ao trabalho ótimo de Jennifer Lawrence, que mais uma vez é o grande destaque do filme, e não é só porque ela é a protagonista. A atriz agora está muito mais familiarizada com a personagem e continua dando tudo de si, principalmente com o olhar que consegue misturar momentos de desespero e medo com determinação, coragem e raiva em poucos segundos de cena.

Jennifer mostra que é uma das melhores atrizes da nova geração de Hollywood, pois consegue ser tão boa em um blockbuster como em um papel que lhe rendeu um Oscar em um filme independente como “O Lado Bom da Vida”.

Outros atores que também merecem destaque são Elizabeth Banks, que mais uma vez arrasa no papel de Effie. Desta vez a personagem ganha mais importância e mais emoções, princialmente depois de descobrir que a Capital quer matar os seus dois Vencedores. E não podemos esquecer de Woody Harrelson que é a pessoa perfeita para viver o louco e bêbado Haymitch que ganhou mais força no filme.

Os novatos Sam Claflin e Jena Malone também não desapontam. Aliás, a raivosa Johanna tem tudo para se tornar uma das preferidas do público. Aliás a cena dela pelada no elevador é uma das melhores do filme.

No geral, “Em Chamas” supera “Jogos Vorazes”. Os fãs da série tem mais do que a obrigação de correrem para o cinema para sofrerem junto com Katniss. Quem não é fã, o filme é garantia de muita tensão, jogos políticos, um visual incrível e muita ação (mas é melhor ver o primeiro filme antes para não ficar perdido e atrapalhar os coleguinhas do cinema). Agora o negócio é esperar mais um ano pela primeira parte de “Jogos Vorazes: A Esperança”. Chega logo, 2014 e 2015!!!

Em vídeo cedido para o Papelpop, Katniss (ooops! J-Law) fala sobre o filme:

[SPOILERS]

Aqui nós vamos contar algumas diferenças entre o livro e o filme. Portanto se você não quer saber dos detalhes da história, pare de ler agora.

– O primeiro beijo de Katniss e Gale acontece num beco do Distrito 12 e o Presidente Snow mostra um vídeo do momento para ela. Eles se beijam mais vezes no decorrer da história.

– Katniss não encontra as fugitivas do Distrito 8 na floresta. A primeira vez que a heroína ouve falar do Distrito 13 é no final do filme e ela percebe a extensão das rebeliões a partir de uma sala de segurança no trem.

– Katniss nunca fica presa do lado de fora do Distrito 12 por causa da cerca elétrica.

– Durante a destruição do Prego, Gale ataca o novo Chefe dos Pacificadores e por isso é chicoteado no meio da praça.

– Plutarch não mostra o relógio para Katniss durante o baile presidencial e não fala a famosa frase: “Tudo começa à meia-noite”.

– O Pacificador Darius, que depois vira um Avox, não aparece no filme.

– Não é mostrada nenhuma cena dos jogos passados. Infelizmente não vemos Haymitch ganhando o segundo Massacre Quaternário.

– A arena está menor do que no livro. As plataformas onde os tributos aparecem estão bem próximas e todos eles sabem nadar.

– Toda a ação dentro da arena acontece num período de dois dias ao invés de três. Esse é um exemplo de como tentaram agilizar o filme. O grupo de tributos também não recebe os carregamentos de pão do Distrito 3.

[FIM DOS SPOILERS]

Posts Relacionados