Categorias: televisão

“90210″, “Melrose Place 2.0”, “Hawaii Five-0″… Qual série que ganhou remake é a sua favorita?

Não é só o cinema que vive fazendo remakes de filmes que já foram sucesso anos atrás.

A televisão norte-americana também adora trazer de volta um seriado que bombou em alguma década do passado. A minha coluna deste domingo é sobre isto: remakes de séries que valem a pena ver e outros que não deram muito certo.

Alguns remakes já estão no ar faz um bom tempo, são ótimos e outros estão de volta com temporada nova. Já outros são uma perda de tempo. Pronto para exemplos? Então, como o Comandante Adama fazia em “Battlestar Galactica”, vem comigo depois do JUMP!

“Hawaii Five-0”, a nova versão de um clássico

Pá pá pá pá pá… pá. Pá pá pá pá pá! Quem não se lembra da musiquinha? Estreia recente da Rede Globo, “Hawaii Five-0” é um remake do original homônimo criado em 1968, mas que foi transmitido até a década de 80.

A versão atual foi uma das estreias mais bem sucedidas da fall season 2010/2011, o que empolgou até mesmo outras emissoras – a exemplo, a ABC, que tentou emplacar uma nova versão de “As Panteras”, mas não se deu bem.

O sucesso se deve à boa adaptação da CBS, que conseguiu dar um ritmo alucinado aos novos episódios, bem próximo ao que estamos acostumados a ver quando o gênero é ação. Além disso, a produção traz ótimos efeitos especiais e encontrou uma dupla de atores com muita química, os bonitões Alex O’Loughlin (Steve McGarrett) e Scott Caan (Danny “Dano” Williams).

“Battlestar Galactica”, a retomada de uma saga espacial

Com a estreia de “Star Wars” na década de 70, a maioria dos estúdios correu para aproveitar a febre espacial dos fãs de ficção. Vários produtos surgiram, mas talvez o mais marcante tenha sido a versão original de “Battlestar Galactica”, que trazia uma qualidade de efeitos especiais até então inédita na TV. Também por isso a série acabou sendo cancelada, afinal era uma produção muito cara.

Em 2003 o episódio piloto da série ganhou uma nova versão no canal a cabo americano Scy-Fy (Hoje, SyFy). O sucesso foi grande e o canal acabou encomendando episódios de uma temporada para 2004 e daí para frente foi puro êxtase.

“Battlestar Galactica” tinha um roteiro de explodir miolos, no qual o telespectador nunca sabia para quem torcer, e acabava sendo manipulado pela opinião e caráter dos personagens. Um dos raros casos onde a recriação parece superar o original. Vale muito a penas assistir.

“90210”, a nova versão de “Barrados no Baile”

Inspirado no sucesso da década de noventa “Beverly Hills 90210”, esta nova versão da série foi trazida pelo canal CW é na verdade uma repaginação do original. Apesar de trazer alguns personagens já conhecidos da primeira trama, não é a mesma história sendo contada nos dias de hoje, mas uma espécie de continuação que se passa alguns anos depois.

Não chega nem perto do que “Barrados no Baile” foi um dia, afinal naquela época ainda havia muito tabu envolvendo a adolescência. Hoje parece que tudo já foi mostrado na tv, mas nem por isso “90210” deixa de ser uma das principais atrações do canal jovem da Warner. Aliás, a série deve manter este posto por mais algum tempo.

“Melrose Place 2.0”, um remake em forma de canastrice

Aliás, canastrice pura!!! Não que a versão original de “Melrose Place” fosse diferente, mas pelo menos o spin off de “Beverly Hills 90201” contava com grande elenco e um dos roteiros mais ágeis e inacreditáveis da televisão.

A versão original surgiu do sucesso de “Barrados no Baile”, desmembrando personagens mais velhos da saga e criando uma versão adulta do dramalhão. E bota dramalhão. Tinha morto que voltava, gente com segredo mortal, identidades sendo reveladas, máscaras caindo, noivas sendo atropeladas na porta do altar… Isso mesmo! Uma autência novela mexicana americana. rsrs

Olha, de um tudo aconteceu nesse condomínio. Mas a triste verdade é que a versão up to date de “Melrose”, por mais ridiculamente divertida que fosse, não chegava nem perto da clássica versão dos anos noventa. E olha que tinha a espetacular (not) Ashlee Simpson no elenco!

E aí? Qual delas é o seu remake favorito?

* Caio Fochetto (@caiofochetto) é paulistano, um dos criadores do Box de Séries e aqui no Papelpop ele sempre escreve sobre seriados todos os domingos.

Posts Relacionados